10 de janeiro de 2025

VÍDEO: rajada de vento derruba árvore em São Gabriel

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva forte, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo para o Rio Grande do Sul. Rajada de vento derruba árvore em São Gabriel
Uma câmera de segurança instalada na casa de um morador de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, registrou o momento em que uma rajada de vento derrubou uma árvore na madrugada desta quinta-feira (21). Veja o vídeo acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Temporal causa bloqueios em trechos de rodovias no RS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a árvore ficava na Rua Antonio Mercado. Além da queda dessa registrada em vídeo, mais uma caiu. Não houve estragos e ninguém se feriu.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com alerta vermelho para temporais. A previsão era de chuva forte, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Houve cidades em que o vento chegou a uma velocidade de 81 km/h, como Caçapava do Sul, no Centro do estado. A chuva chegou a 131,2 milímetros em Jaguarão, na Região Sul do RS.
Alerta vermelho de grande perigo de temporais no RS
Inmet
Segundo a Sala de Situação do RS, o temporal chega na região da fronteira e, ao longo da manhã desta quinta-feira, vai se deslocando em direção à metade Norte do estado. As regiões mais atingidas devem ser o Sul, a Campanha (fronteira com o Uruguai) e a Fronteira Oeste.
“Este sistema será responsável, nas áreas mais do Sul e Oeste gaúcho, por ventos que passam facilmente de 100 km/h, chuvas de 80 a 100 milímetros em período curto”, diz a meteorologista Cátia Valente.
De acordo com a representante da Sala de Situação, há possibilidade de queda de granizo em todo o estado, com ventos de 60 a 80 km/h na faixa central do RS.
Orientações das autoridades
O Inmet alerta para grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O órgão ainda recomenda que a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, a orientação é que as pessoas coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Se a situação de grande perigo for confirmada, o Inmet orienta que a população procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.
“A Brigada [Militar] e o Corpo de Bombeiros são os primeiros órgãos de emergência, e a população, não esqueça, 190 e 193”, diz o subchefe de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Dias de Castro.
A população do RS pode enviar um SMS com o número do CEP para o telefone 40199. Realizado o cadastro, o usuário recebe alertas da Defesa Civil.
Rajada de vento derrubou árvore em São Gabriel
Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias