12 de janeiro de 2025

Veja o que é #FATO ou #FAKE nos vídeos que circulam sobre as chuvas que atingem o Rio de Janeiro

Em meio às fortes chuvas que atingem o estado do Rio nesta sexta-feira, vídeos e imagens que viralizaram nas redes sociais assustam moradores. Imagens de uma suposta ventania na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, viralizaram no X, antigo Twitter, com milhares de compartilhamentos. No registro, é possível ouvir o barulho de fortes ventos e uma mulher gritando. O vídeo é #FAKE.

g1
As imagens foram feitas no Uruguai, no dia 20 de março. Na data, a frente fria, que agora passa pelo Rio, atingia o país com ventos de mais de 80 quilômetros por hora, e fez com que o alerta vermelho de chuvas no país fosse emitido.
Veja o que é #FATO ou #FAKE nos vídeos que circulam sobre as chuvas que atingem o Rio de Janeiro
Reprodução
Outro registro amplamente compartilhado nas redes foi a foto de um núcleo de chuva forte que teria atingido o bairro de Vila Valqueire, também na Zona Oeste. A imagem mostra a região coberta por uma nuvem escura, bairros vizinhos parecem estar ensolarados. A publicação teria sido feita ontem, por volta de 5 e 40 da tarde. A CBN checou e o registro é #FATO.

A Climatempo afirma que houve registro de chuva localizada na região de Vila Valqueire – ou seja, chega em alguns lugares e não em outros.
A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, alerta para os riscos das publicações sobre fenômenos climáticos extremos:
‘Muita atenção, não sair espalhando essas imagens assim. Se informe direitinho antes de passar uma nuvem pesada por aí, achando que ela está correta e, na verdade, é uma nuvem que nem estava no Brasil, de repente estava em outro país’.
Veja o que é #FATO ou #FAKE nos vídeos que circulam sobre as chuvas que atingem o Rio de Janeiro
Reprodução
Cuidados durante os temporais
Em meio ao risco concreto de enchentes, transbordamentos de rios, raios e deslizamentos, é fundamental saber o que fazer para se manter seguro.
A situação ideal, claro, é evitar deslocamentos, mas se estiver num local aberto ou andando na rua, é importante manter distância de muros e cercas, por causa do risco dessas estruturas desabarem por conta do excesso de água. Além disso, fique longe de postes para evitar choques elétricos.
Caso esteja em deslocamento, no ponto de ônibus, por exemplo, é recomendado ficar sentado com os pés suspensos, diminuindo o contato com o solo. Se possível, procure um local seguro e coberto, que ofereça proteção adicional, já que com ventos fortes e grandes volumes de chuvas, alagamentos podem acontecer no entorno desses pontos e árvores ou outras estruturas podem cair.
Outra dica é não buscar abrigo em árvores, pois elas têm maior probabilidade de atrair raios, aumentando o risco de acidentes.
Fato ou Fake Explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias