20 de setembro de 2024

VÍDEO: jovens capixabas de projeto social têm a ‘benção’ de tocar para o Papa Francisco no Vaticano

Jovens são de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, e estão na Itália para apresentar turnê ‘Força das Raízes’, mas exibição para o papa não estava prevista. Jovens do ES se apresentaram próximo ao Papa Francisco, no Vaticano, Itália
Um grupo de jovens capixabas, que faz parte de uma camerata, teve a ‘benção’ de tocar para o Papa Francisco nesta nesta quinta-feira (19). A apresentação foi inesperada e aconteceu no Vaticano, na Itália, durante uma turnê internacional que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Os músicos usaram violino, clarinete, flautas, violoncelos e chamaram a atenção do pontífice.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Os participantes fazem parte da Camerata Jovem Rochativa, de Cachoeiro de Itapemirim, formada por integrantes entre 16 e 30 anos. Ao todo, viajaram 14 pessoas, sendo dois maestros, oito músicos e quatro assistidos do projeto.
A turnê ‘Força das Raízes’ faz 10 concertos pelo país europeu e as apresentações incluem músicas como ‘Mamma Maria’, ‘Xote das Meninas’, ‘Garota de Ipanema’, ‘Águas de Março’, entre outras.
Um vídeo registrou o momento. Nele é possível ver o Papa Francisco em uma cadeira de rodas, vendo a apresentação dos músicos capixabas. No decorrer do concerto, o pontífice chega a movimentar as mãos acompanhando o ritmo da música ‘Mérica, Mérica’, além de sorrir para o grupo.
Apresentação na Embaixada do Brasil para ministra da Cultura
A turnê realizada pela camerata teve início, nesta quinta-feira (19), com uma apresentação na Embaixada do Brasil em Roma, Itália. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Além das apresentações musicais, o evento também incluirá momentos de homenagem aos brasileiros que atuaram na Segunda Guerra Mundial.
Nesta sexta-feira (20), o grupo seguirá para a cidade de Pistoia, na Toscana, onde vai realizar uma cerimônia em homenagem aos soldados brasileiros que perderam a vida defendendo o território italiano durante o conflito.
O evento será realizado no cemitério militar brasileiro, com a participação de representantes das Forças Armadas do Brasil e autoridades locais.
Jovens do Sul do ES viajaram para a Itália para turnê em homenagem à imigração italiana
Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
‘Chapeuzinho Vermelho’ viaja pelo Brasil de motorhome e ganha a vida vendendo doces na praia
Paciente em cuidados paliativos realiza sonho de conhecer Convento da Penha com força-tarefa de equipe médica e bombeiros
Roteiro da turnê
No sábado (21), a camerata se apresenta no teatro da comuna de Porretta Terme, na região da Emília-Romanha. No domingo (22), a turnê segue para Verona, para concertos na Catedral e no Teatro de Bovolone.
Ainda em Verona, na terça-feira (24), os jovens vão participar de uma feira internacional de rochas, que inclui um jantar beneficente, com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A programação segue na quinta-feira (26) com uma apresentação no Palácio dos Capitães, na Vila de Malcesine, também em Verona, e no dia seguinte, sexta-feira (27), no Teatro de Villafranca.
A turnê será encerrada no sábado (28) com uma apresentação no pavilhão das tradições da Feira do Arroz, em Isola della Scala, também na província de Verona.
Apoio institucional e intercâmbio cultural
O projeto “Força das Raízes” foi viabilizado por uma parceria entre instituições públicas e privadas, tanto na Itália quanto no Brasil, e representa um importante intercâmbio cultural entre os dois países. A turnê é vista como uma celebração do legado italiano no Brasil e um reconhecimento das raízes compartilhadas entre as duas nações.
Jovens do Sul do Espírito Santo se apresentam próximo ao Papa Francisco, no Vaticano, Itália
Reprodução
A camerata é uma iniciativa da associação Rochativa, fundada por empresários do setor de rochas naturais. A associação promove projetos sociais que visam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio de atividades culturais, esportivas e de saúde.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias