20 de setembro de 2024

PF investiga se candidato a vereador no AP teve campanha financiada por facção criminosa

Mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos em cinco bairros de Macapá e no município de Santana. Segundo a polícia, facção também ameaçava moradores para votar no candidato. PF investiga se candidato a vereador teve campanha financiada por facção criminosa no Amapá
PF/Divulgação
A Polícia Federal (PF) cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (20) nos municípios de Macapá e Santana em operação que investiga o financiamento da campanha de um candidato a vereador na capital amapaense por uma facção criminosa que atua no estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Em Macapá, os mandados da ‘Operação Herodes’ foram compridos nos bairros Universidade, Congós, Santa Rita, Centro e no conjunto Macapaba. Segundo as investigações, a facção, que tem forte atuação no Amapá, estaria financiando a campanha de um dos seus membros para a infiltração na Câmara de Vereadores de Macapá, para ter apoio no legislativo do município.
A PF disse ainda que o candidato é apontado como um dos organizadores de uma fuga de membros da facção do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Na ocasião, o suspeito teria forjado um laudo médico falso para um comparsa poder ter um tratamento domiciliar, para fugir da penitenciária.
De acordo com a polícia, os criminosos estavam ameaçando os moradores de áreas dominadas pela organização criminosa para votar no candidato.
Mandados foram cumpridos em Macapá e em Santana
PF/Divulgação
Os investigados podem responder pelos crimes de coação eleitoral, compra de votos, tráfico de drogas, lavagem de capitais e organização criminosa. Caso sejam condenados, as penas somadas ultrapassam os 40 anos de reclusão mais pagamento de multa.
A operação foi realizada com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (FICCO/AP), que além da PF, tem a participação de outras forças de segurança pública do estado.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.

Mais Notícias