Primeiro registro dessa manifestação cultural popular é de 1870. Além do boi, personagens como a bernunça e a Maricota fazem parte das apresentações. Vaqueiro e boi durante apresentação do boi de mamão no Festival Cultura Popular
Tradição em Florianópolis, a brincadeira do boi de mamão geralmente está presente em festas e manifestações culturais na cidade. Com personagens como o vaqueiro, a bernunça e a Maricota, as apresentações já viraram patrimônio cultural imaterial do município.
Se você já assistiu a alguma brincadeira de boi de mamão pode ter se perguntado de onde surgiu e o porquê dos personagens. Na apresentação, geralmente feita em círculo, os cantores dão o tom, cada participante. Na brincadeira, o boi e demais personagens interagem entre si e com o público.
No aniversário de 351 anos de Florianópolis, o g1 Santa Catarina explica a tradição do boi de mamão. Confira abaixo:
Origem
Como é o boi de mamão
Importância do boi de mamão para Florianópolis
Origem
O pesquisador Reonaldo Gonçalves, que tem trabalhos de mestrado e doutorados relacionados à brincadeira do boi de mamão, disse que a manifestação cultural foi pela primeira vez descrita em Florianópolis no livro “Águas Passadas”, de José Boiteux, publicado em 1930. No documento, o autor fala sobre uma cena ainda do século 19.
“No livro, ele descreve, em 1870, que um grupo de homens negros descia ali onde hoje é arredores da Praça XV [de Novembro] em direção ao hoje museu Palácio Cruz e Sousa, na época o palácio do governo, e cantavam ‘ei, bumba meu boi, ei, boi de mamão’. Não se sabe ao certo se o cantador, chamador da brincadeira dizia para tocar bumba, ‘boi bumba’, instrumento de percussão, ou se fazia alusão às brincadeiras de boi do Nordeste brasileiro”, relatou Reonaldo.
Boi de mamão
Cristiano Andujar/Divulgação
Se não se sabe todas as respostas sobre esse primeiro registro, o mesmo se pode dizer sobre mais detalhes da origem da brincadeira. Muitos dos habitantes da cidade são descendentes de imigrantes do arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico, que vieram no século 18. Porém, não há registro da brincadeira nessas ilhas.
Acredita-se então que tenha sido algo criado no Brasil e esteja relacionado a outras manifestações culturais ligadas aos bovinos, como explicou a presidente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Roseli Pereira.
“No Norte, nós temos o boi bumbá. No Nordeste, o bumba meu boi e, no Sul do Brasil, o boi de mamão. Em todos esses lugares, a essência da brincadeira do boi passa pela morte e ressureição do boi”, disse a presidente.
Nesse caso, as tradições de outras partes do país foram trazidas por escravos a Santa Catarina.
Apesar de no arquipélago dos Açores não haver registro de manifestação cultural semelhante, havia nesse local uma prática parecida com a farra do boi, que hoje é classificada como crime em Santa Catarina. Porém, há séculos atrás os imigrantes trouxeram essa prática para a cidade e ela pode ter servido de inspiração para o boi de mamão.
“Para mim tem um pouco disso, dessa ritualização desse enfrentamento do boi, ou seja, uma tauromaquia. Tem a contribuição da cultura afro-brasileira e tem também a contribuição dos açorianos. Dar a uma única etnia um jeito de ser e viver acho que a gente corre muito o risco de retirar outros elementos que podem ter dado origem à brincadeira do boi”, resumiu Reonaldo.
E por que a manifestação cultural se chama boi de mamão? Neste caso, também há mais de uma história única para a origem do nome.
Uma delas é sobre um grupo que fazia a brincadeira no Vale do Itajaí. “Eles foram brincar e a cabeça do boi era um crânio de boi. Por algum motivo, essa cabeça caiu alguns instantes antes da apresentação. Na pressa, não tinha tempo hábil para fazer o conserto, tiveram a ideia de colocar um mamão verde na cabeça”, relatou o pesquisador.
Personagem cavalinho tentar lançar boi em apresentação no Festival Cultura Popular
Atualmente, as apresentações de boi de mamão são feitas, na maioria, em eventos culturais da cidade. Porém, antigamente elas ocorriam nas residências. “As pessoas que tinham um certo poder aquisitivo pagavam para as pessoas entrarem nos salões dentro das suas casas”, disse Reonaldo.
Como é o boi de mamão
As apresentações atuais do boi de mamão geralmente são feitas em círculos. A música varia conforme o grupo, segundo Reonaldo.
Os personagens que são bonecos, como o boi, a bernunça e a Maricota, são feitos de materiais como bambu e pano e uma ou mais pessoas ficam embaixo da estrutura para comandar a brincadeira.
Cabra na brincadeira do boi de mamão em apresentação no Festival Cultura Popular
Na história, o boi persegue o vaqueiro. Em determinado momento, o animal se cansa e deita, e é preciso um médico e uma benzedeira para ele voltar à atividade, mais bravo do que antes. Dessa forma, o enredo segue a tradição de morte e ressureição do boi, como ocorre em outras manifestações no Brasil.
Além dos personagens já citados, há outros, como o urubu, que aparece após o boi deitar, o cavalinho, que tenta laçar o bovino, e a cabra, que dança de forma rápida, aos pulos.
Outros dois foram introduzidos ao longo do tempo, conforme Reonaldo, e ficaram muito populares.
O primeiro é a Maricota, que não era um personagem recorrente no boi de mamão até a década de 1960, conforme as pesquisas de Reonaldo Gonçalves. Ela é baseada em uma atração de circo que se apresentou na área onde atualmente é a região da Prainha.
Maricota dança no boi de mamão no Festival Cultura Popular
“Um dos espetáculos do circo era uma mulher grande, imagino que com perna de pau, e com dois palhaços. E os palhaços disputavam o amor dessa mulher, e ela ficava batendo neles”, contou Reonaldo.
Na brincadeira do boi de mamão, ela é uma boneca gigantes, que balança os longos braços ao dançar, e acaba atingindo outros personagens e quem está assistindo.
Já a bernunça, ou bernúncia, é uma espécie de dragão ou jacaré, que engole as crianças da plateia, como um bicho-papão. Após serem engolidos, os pequenos passam a fazer parte do corpo da bernunça.
Bernunça se apresenta no boi de mamão no Festival Cultura Popular
A história desse personagem é descrita no livro “Dicionário do folclore brasileiro”, de Câmara Cascudo.
“O menino faz um boneco horrendo, monstruoso, e a sua avó, deitada, naquela vigília entre dormindo e acordando, quase dormindo, ele toca nela e mostra esse boneco horroroso. Ao acordar, ela olha aquele monstro e fala Abrenuntio Satanae”, contou Reonaldo.
Essa expressão, em latim, significa algo como “renuncio a Satanás”. Após ouvir a fala da avó, o menino apelida o boneco de “Abrenuntio” e daí surge o nome bernunça.
Importância do boi de mamão para Florianópolis
Em 2019, o município registrou, pelo decreto número 20.629/2019, o boi de mamão como patrimônio imaterial cultural de Florianópolis.
“O boi de mamão é um dos folguedos mais importantes a Ilha de Santa Catarina”, resumiu Roseli Pereira, presidente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Sobre o decreto, ela explicou que “É um documento de salvaguarda dessa tradição, que é repassada de geração em geração. Com o objetivo de perpetuar, a Fundação de Cultura registrou como patrimônio, fez esse reconhecimento”.
Bateria Baiaculosinha apresentou boi de mamão no carnaval de Florianópolis
Paulo Mueller/NSC TV
Segundo a presidente, atualmente há 10 grupos que praticam a brincadeira registrados junto à prefeitura.
“Com esse reconhecimento, a gente está buscando trabalhar de uma forma que esses grupos tenham algum tipo de apoio, tanto para divulgação dessa cultura como para a sobrevivência do grupo”, disse Roseli Pereira.
Eventos na cidade geralmente contam com apresentações de boi de mamão, principalmente festas ligadas à religião, como a Festa do Divino Espírito Santo e outras ligadas a padroeiros de igrejas.
No Parque da Luz, boi-de-mamão animou moradores de Florianópolis
Kadu Reis/CBN
A brincadeira é bastante pedida pelo público, conforme a presidente. “Anualmente, nós temos um convênio com repasse dos recursos para esse conselho de bois de mamão ter apresentações culturais para que faça parte da agenda cultural do município de Florianópolis. E é, no caso, a apresentação mais solicitada do município”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias