14 de novembro de 2024

Tempestade causa destruição e derruba árvores em Curitiba e região; uma pessoa morreu

Defesa Civil registrou rajadas de vento de 69 km/h em Curitiba. Em São José dos Pinhais, uma árvore caiu em cima de dois carros, matando um homem e ferindo outras duas pessoas. Vento derruba árvore em Fazenda Rio Grande
A tempestade que atingiu Curitiba e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira (20) deixou um rastro de destruição.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em São José dos Pinhais, uma árvore caiu em cima de dois carros. O acidente matou um homem de 40 anos e deixou um homem uma mulher levemente feridos, segundo o Corpo de Bombeiros.
Árvore caiu em cima de carro, deixando um homem morto.
Corpo de Bombeiros
Em Fazenda Rio Grande, um telespectador filmava a força do vento quando flagrou a queda de uma araucária. Assista ao vídeo acima.
A Estação Hidrometeorológica da Defesa Civil registrou rajadas de vento de 69 km/h em Curitiba.
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.
Em Curitiba, no bairro Batel, uma árvore caiu em cima de uma agência bancária. Ninguém se feriu.
Tempestade em Curitiba e região deixa árvores caídas
Rodrigo Brito/RPC
Conforme a Defesa Civil de Curitiba, foram registrados alagamentos no bairro Mercês, queda de muro no Hauer, e solicitações para fornecimentos de lona nos bairros do Tatuquara, CIC, Alto Boqueirão, Boqueirão e Xaxim.
Quedas de galhos e árvores nos bairros Ganchinho, Tatuquara, Campo Comprido, Cabral, Barreirinha, Vista Alegre, Alto Boqueirão, Campo do Santana, Jardim Social, Capão Raso, Juvevê, Cajuru, Umbará, Batel, Boa Vista, Guabirotuba, Cascatinha, Pinheirinho, Boqueirão.
Em Curitiba, os canais de atendimento as emergências são os telefones:
199 (Defesa Civil),
153 (Guarda Municipal),
156 (Prefeitura Municipal de Curitiba),
193 (Corpo de Bombeiros).
LEIA TAMBÉM:
‘Nunca se queixou de dor alguma’: Pai de aluna que morreu após passar mal em escola diz que filha não tinha nenhuma doença
Vídeo: Suspeitos de sequestrar empresário de Curitiba usaram motel como cativeiro, afirma polícia
‘Tomei sim’: Caminhoneiro admite beber álcool e dirigir 10 km na contramão na BR-376
Impactos no trânsito
No Contorno Leste, também em São José dos Pinhais, a pista sentido Santa Catarina da BR-376 foi fechada por conta da queda de outra árvore.
Já na BR- 116, em Campina Grande do Sul, a pista foi totalmente interditada em ambos os sentidos no km 66. O motivo foi a queda de cabo de forma durante as fortes chuvas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes estão trabalhando no local e não há previsão de liberação.
Outras regiões do Paraná também foram afetadas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestade para 104 municípios do Paraná nesta sexta.
O órgão alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Até às 15h desta sexta, a Copel registrou 3.535 ocorrências para atendimento em várias regiões do Paraná. Dessas, 1.686 são nas regiões oeste e sudoeste do estado, onde 55 mil domicílios estão sem energia.
No noroeste são 97 mil imóveis sem luz, e no leste, 80 mil. Na região centro-sul, 38 mil domicílios estão desligados, enquanto no norte do Paraná são 11 mil unidades consumidoras que estão com o fornecimento de energia interrompido.
Segundo a companhia, “cada ocorrência representa um dano em um ponto diferente da rede, que precisa ser verificado e reparado”.
Vento derrubou árvore em Fazenda Rio Grande
Reprodução
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Mais Notícias