21 de setembro de 2024

Natal decreta situação de emergência por problemas causados pelo avanço da maré em Ponta Negra

Avanço do mar causou aumento do processo erosivo no trecho do Morro do Careca e destruiu dissipadores de drenagens em área de hotéis. Aumento do processo erosivo em Ponta Negra
Divulgação/Prefeitura de Natal
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), decretou nesta sexta-feira (20) estado de emergência por conta dos agravamentos provocados pelo avanço do mar em Ponta Negra, em Natal. O avanço do mar destruiu dissipadores de drenagens em trecho de hotéis em hotéis e aumentou o processo erosivo do Morro do Careca, principal cartão-postal da cidade, segundo relatório da Defesa Civil.
Segundo o Município, o decreto também visa tomar medidas para frear o avanço do mar sobre as estruturas urbanas e em toda a orla de Ponta Negra até que a obra da engorda – que completou duas semanas parada – seja finalizada.
Na quinta-feira (19), o avanço do mar também havia destruído parte das barracas da praia de Redinha Nova, em Extremoz, na Grande Natal.
Segundo a prefeitura de Natal, um dos pontos em especial da medida é o Morro do Careca, que sofre processo erosivo constatado em relatório produzido pela Defesa Civil de Natal (veja detalhes mais abaixo).
Por isso, a situação de emergência, segundo emitiu em nota a prefeitura, visa também garantir medidas para proteger as pessoas “que ainda se arriscam frequentando a área próxima ao Morro do Careca, mesmo com a interdição do local”.
A decisão se deu em uma reunião do comitê de crise para enfrentamento de desastres naturais após hoteleiros terem pedido medidas urgentes em função dos estragos que o avanço do mar causou em estruturas de contenção.
“O próximo passo é definir o planejamento das ações, incluindo o perímetro da área que será interditada, qual o tipo de barreira iremos utilizar, assim como analisar o prejuízo para os equipamentos turísticos e a população da região, a fim de que a gestão municipal ofereça o suporte necessário”, explicou o prefeito Álvaro Dias.
Avanço da maré
Segundo a prefeitura de Natal, o relatório da Defesa Civil constatou que o processo erosivo no Morro do Careca avançou de forma significativa em curto período e formou voçorocas (desgastes provocados pela erosão), ampliando o desgaste do terreno e gerando o risco de desabamento em locais com circulação de pessoas.
Na análise, segundo o Município, foi verificado o desabamento dos dissipadores de drenagens que haviam sido recém-instalados pela prefeitura, e dos muros de contenção da maré na altura dos Hotéis Rifóles e El Aram. O Hotel Vila do Mar também sofreu com a invasão da água em seu terreno.
“Estamos monitorando constantemente a região e a atual situação é bem preocupante”, disse a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Fernanda Jucá.
Destruição em frente a hotel em Ponta Negra
Cedida
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias