25 de setembro de 2024

Kleber Rosa critica atuação da guarda municipal, defende redução do IPTU e quer programa contra insegurança alimentar

Candidato do PSOL à Prefeitura de Salvador foi o primeiro a participar da série de entrevistas do Bahia Meio Dia. Kleber Rosa, candidato à prefeitura de Salvador, em entrevista ao Bahia Meio Dia
TV Bahia
O candidato a Prefeitura de Salvador pelo PSOL, Kleber Rosa, disse nesta segunda-feira (23), ao Bahia Meio Dia, que pretende criar uma secretaria municipal de segurança pública e direitos humanos, caso seja eleito. Ele foi o primeiro a participar da série de entrevistas do telejornal com os candidatos à prefeitura da capital baiana.
“Para mim, o importante é que sou o candidato da esquerda de Salvador, dos movimentos populares, dos movimentos sociais e estou cumprindo minha missão defendendo um programa que se assemelha com a luta popular”, afirmou.
Kleber Rosa, candidato à prefeitura de Salvador, em entrevista ao Bahia Meio Dia
TV Bahia
A ordem das entrevistas dos candidatos foi definida em sorteio. Bruno Reis (União Brasil), será entrevistado na terça-feira (24), seguido de Geraldo Júnior (MDB) na quarta-feira (25). Assim como Kleber Rosa, eles terão 30 minutos de entrevista ao vivo.
A candidata Eslane Paixão (UP) será entrevista na quinta-feira (26), seguida por Victor Marinho (PSTU), na sexta-feira (27), e Giovani Damico (PCB), no dia 30 de setembro. Eles terão 10 minutos de entrevista gravado, pois diferente dos outros candidatos, não têm representatividade no Congresso Nacional. As entrevistas também serão exibidas no Bahia Meio Dia.
Todas as entrevistas serão conduzidas pelos apresentadores Jéssica Senra e Vanderson Nascimento.
Entrevista com Kleber Rosa tem perguntas sobre educação, meio ambiente e mobilidade
Kleber Rosa pretende implementar tarifa zero no transporte público em Salvador
Kleber Rosa projeta sistema de segurança pública municipal em Salvador com guardas civis e conselheiros populares
Críticas à segurança pública
O candidato afirmou que a gestão municipal atual não tem politicas de segurança púbica, em uma perspectiva preventiva. Kleber Rosa explicou que não concorda com o posicionamento da guarda municipal, que tem agido como uma “quase polícia”.
“Acho um equívoco o modelo de segurança pública focado na violência, na opção pela letalidade, pela ação de guerra. Continuo defendendo que o foco na ação policial é a investigação, se utilizando de instrumentos de inteligência e tecnologia”.
Caso seja eleito, ele disse que pretende criar um sistema municipal de segurança pública, com uma Secretaria de Segurança Pública e Direitos Humanos, da qual a Guarda Municipal faria parte. Além disso, ele pretende construir conselhos regionais de forma distribuída na cidade e com participação da sociedade civil.
Fome
Kleber Rosa foi questionado sobre a proposta de implementação do programa Renda Mínima, que pretende dar cerca de 50% do valor do salário mínimo para famílias em insegurança alimentar. O objetivo é que esse valor consiga garantir as três refeições diárias para as famílias.
“Não podemos lidar com a fome como se fosse algo natural, tolerável, como se fosse um problema só de quem vive a fome. Preciso chamar atenção disso, eu sei o que é insegurança alimentar”
Conforme o candidato do PSOL, o objetivo é que este seja um programa temporário e complementar aos programas de assistência social do governo federal.
Saúde
O candidato foi questionado sobre como a proposta de aumentar o investimento à saúde na capital baiana seria colocada em prática. Kleber Rosa afirmou que, caso seja eleito, tem como objetivo rever os contratos e reestruturá-los, garantindo que os interesses públicos sobreponham aos interesse privados.
“Atualmente a saúde é um serviço executado por empresas privadas. Essas empresas gerenciam a saúde, oferecem um serviço público, mas que na verdade é executado por empresas privadas”, afirmou.
Neste contexto, uma das medidas pensadas pelo candidato é a criação de concursos públicos para agentes de saúde municipais.
Redução do IPTU
O candidato foi questionado sobre a sua proposta de redução do IPTU e como ela poderia ser implementada ao mesmo tempo de outras medidas, como a tarifa zero e os maiores investimentos em saúde e educação. Para ele, a diminuição do preço do imposto gera mais empregos e faz com que a economia aqueça.
“Temos uma população de idade ativa, de setores que investem, que estão deixando Salvador. Pessoas que preferem abrir empresas na Região Metropolitana por causa do preço do IPTU”, disse.
Kleber Rosa explicou que pretende reduzir o IPTU aos poucos, ao longo dos quatro anos de gestão, para não causar danos a economia da cidade.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
💻 Vídeos das Eleições 2024 na Bahia

Mais Notícias