24 de setembro de 2024

Laiz Soares quer mais leitos em hospitais, UPA pediátrica e despoluição do Rio Itapecerica

Candidata do PSD à Prefeitura de Divinópolis foi a primeira a participar da série de entrevistas do MG1. A candidata à Prefeitura de Divinópolis Laiz Soares foi a primeira entrevistada do MG1
Rodrigo Franco g1/ Divulgação
A candidata à Prefeitura de Divinópolis pelo PSD , Laiz Soares, disse nesta segunda-feira (23), ao MG1, que quer ampliar o número de leitos disponíveis na rede pública de saúde e quer uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) exclusiva para pediatria.
“Uma das principais formas é através do Hospital Regional, que está parado há anos. A culpa é do prefeito e do governador, que não se articularam para que ele fosse aberto. Com o Hospital Regional aberto, consequentemente, teremos mais leitos disponíveis. Outra forma é a compra de leitos em hospitais privados para que as pessoas não fiquem semanas ou meses aguardando por uma cirurgia”.
Durante a entrevista, a candidata também prometeu ajustar o salário de profissionais de saúde para atraí-los para a cidade e montar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) exclusiva para pediatria e tratar todo o esgoto para iniciar a despoluição do Rio Itapecerica.
Laiz foi a primeira candidata a participar de uma série de entrevistas do MG1 com os postulantes ao Executivo de Divinópolis e Araxá.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos.
De 23 a 28 de setembro, a apresentadora do MG1, Ana Tereza Arruda, entrevista os candidatos na seguinte ordem:
segunda-feira (23): Laiz Soares (PSD)
terça-feira (24): Gleidson Azevedo (Novo)
quarta-feira (25): Dr. Zidane (Republicanos)
quinta-feira (26): Eduardo Maia (PV)
sexta-feira (27): Lídia Jordão (PRD)
sábado (28): Robson Magela (Cidadania)
O MG1 começa às 11h45, e durante 15 minutos os candidatos poderão responder perguntas e apresentar as propostas de seus planos de governo sobre temas importantes, como: saúde, educação, segurança, transporte público e habitação.
As entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay.
Saúde
A candidata do PSD afirmou que um dos problemas da saúde de Divinópolis está no salário dos profissionais de saúde, que é pouco atrativo.
“Divinópolis paga mal, precisamos aumentar o salário dos profissionais de saúde. Dinheiro tem, falta priorizar. E a prioridade são as crianças. Eu pago o que for preciso para que haja pediatra e as crianças sejam atendidas com prioridade e a partir daí é que criaremos o que chamamos de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pediátrica”.
Educação
A candidata falou que existe uma demanda reprimida por vagas em creches e escolas e que aumentar as vagas demandará um grande investimento, que será feito para ampliação da estrutura.
“Faremos a educação ser prioridade. Reclamações são constantes de falta de vagas em escolas e creches próximas das famílias. A estrutura de hoje não dá conta e precisa ser ampliada. O dinheiro virá do Ministério da Educação (MEC) para que consigamos ofertar vagas para mais crianças. É uma demanda reprimida, que vai requerer um grande investimento, que iremos atrás”.
Meio Ambiente
Laiz Soares apontou a falta de tratamento de esgoto de Divinópolis como a principal causa da poluição do Rio Itapecerica e criticou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Ela prometeu despoluir o rio a partir do tratamento de esgoto custeado por parcerias público-privadas.
“Quando falamos de meio ambiente precisamos falar da Copasa, que deveria tratar o esgoto e não faz. Meu sonho é que consigamos despoluir o Rio Itapecerica. Precisamos tratar todo o esgoto da cidade e para isso vamos atrás do governo federal, de parcerias público- privadas, vamos atrás dos recursos para que possamos tratar o esgoto. Com minha experiência, vou buscar o dinheiro onde for preciso para cuidar do meio ambiente”.
Segurança pública
Ao MG1, a candidata afirmou que a criação da Guarda Municipal é importante para ajudar a Polícia Militar na segurança da população e proteção do patrimônio público e privado.
“A guarda é necessária, pois como prefeita não consigo aumentar o efetivo da PM, mas consigo fazer com a Guarda Municipal armada, que será levada para os bairros. E o mais importante, com a guarda vamos liberar a PM para outras atividades, aumentando a segurança da população”.
Habitação
Na área habitacional, a candidata disse que programas públicos são necessários para que a população acesso à moradia e prometeu atuar para que o governo municipal e federal possam custear os valores de entrada de casas e apartamentos populares, deixando o morador apenas com o valor das parcelas.
“Quando eu era criança queria ser rica para dar casa para as pessoas e hoje sei que não preciso, pois posso fazer isso através da política. Sei que o governo federal tem previsto para 2025 a construção de cerca de mil casas na cidade, mas atuarei para que os financiamentos e programas de apoio para a casa própria sejam ampliados. Temos projetos para que as casas e apartamentos sejam mais baratos para as pessoas”.
Esporte e cultura
Laiz afirmou que levará esporte e cultura para os bairros, fomentando o lazer da população a partir de estruturas públicas.
“O esporte tira o jovem das drogas e garante saúde a ele. Queremos reerguer o DTC e que a população tenha perto de casa aulas de esporte, natação, futebol, zumba, danças diversas. Queremos fomentar o esporte com campeonatos municipais e, quem sabe, trazer outras competições para a cidade”.
🔔Acompanhe as notícias das eleições no Centro-Oeste de MG
📲Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
✅ Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nas cidades da região
📲 Siga o g1 Centro-Oeste de MG no Instagram e Facebook
Veja a agenda dos candidatos em Divinópolis

Mais Notícias