24 de setembro de 2024

Eleições 2024: Ricardo Frota promete encerrar parceria com a Caerd e mapear ‘pontos de calor’ do crime

Candidato foi o sexto a participar da série de entrevistas do g1 Rôndonia nas eleições de 2024 com os candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Eleições 2024: g1 entrevista candidato Ricardo Frota
O candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Novo, Ricardo Frota, afirmou nesta segunda-feira (23), que, se eleito, vai encerrar a parceria do município com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) e mapear “os pontos de calor” do crime.
Frota (Novo) foi o sexto a participar da série de entrevistas do do g1 Rondônia nas eleições de 2024 com todos os candidatos à prefeitura da capital de Rondônia. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, durante reunião com representantes dos candidatos.
Confira os principais trechos abaixo:
Saneamento básico
O candidato afirmou que irá encerrar a parceria do município com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) e abrir um novo processo licitatório para terceirizar o setor. Ele disse ainda que é impossível fazer saneamento básico em toda a cidade em quatro anos.
“De 10 a 15 anos no mínimo para a gente fazer saneamento básico 100% em Porto Velho.”
Meio Ambiente
Outra proposta de Ricardo Frota é um projeto social que pagará R$500 reais para 500 famílias atingidas por possíveis inundações. Segundo ele, um plano de contingência ambiental também será criado em sua gestão. O assunto surgiu quando o candidato foi questionado sobre suas ações frente à crises climáticas.
“O município precisa estudar esses impactos futuros para poder prevenir para que não haja esses efeitos negativos que a gente está vendo.”
Economia
Para fomentar o setor econômico, o candidato prometeu facilitar a entrada e a permanência de microempresas nas praças e espaços públicos em Porto Velho.
“Eu defendo que tudo que é público deve ser colocado à disposição da população, quero desburocratizar essa questão de alvará, licenças, paga isso [imposto], paga aquilo. O prefeito não pode ser inimigo das pessoas, não pode só visar taxas.”
O candidato falou também sobre o plano da criação de um aplicativo para celular onde as pessoas poderão solicitar a liberação de seus comércios e empreendimentos em lugares públicos de forma desburocratizada.
Saúde
O candidato defendeu a criação de Hospital Municipal com uma unidade traumatológica para ampliar a oferta de atendimento médico em Porto Velho e aliviar as demandas de saúde atendidas no Hospital João Paulo II.
“Aqueles casos de pequena e média complexidade podem ser tranquilamente atendidos pelo hospital municipal, na unidade traumatológica.”
A ampliação do horário de atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi citado pelo candidato, além da criação de novos polos. Ricardo também garantiu levar internet para os distritos de Porto Velho, a fim de viabilizar o programa de telemedicina.
Educação
O candidato prometeu o pagamento do piso salarial dos profissionais da educação e falou sobre o pagamento de professores por “meritocracia”.
“O Novo defende a meritocracia, ele quer valorizar aquelas pessoas que querem produzir de verdade e não tem como ser diferente na nossa gestão.”
O candidato diz que pretender criar estudos socioeconômicos para avaliar quais as comunidades precisam de prioridade no acesso à educação. A reestruturação do transporte coletivo foi citada como maneira prática de combater a evasão escolar.
Segurança
Como apoio às polícias Civil e Militar, o candidato destacou a criação de uma guarda municipal armada. Ele também falou sobre a criação de estudos para mapear “os pontos de calor” do crime.
“Onde há a maior incidência, de furtos, de roubos, da criminalidade. A gente vai fazer todo um trabalho, monitorar e colocar esses policiais em lugares estratégicos.”
Quem é Ricardo Frota?
Ricardo Frota tem 45 anos, é casado e pai de três filhos. Ele nasceu em Porto Velho e é advogado há 18 anos, além de possuir formação em jornalismo.
Ricardo já ocupou cargos como Chefe de Divisão de Ação Cultural na prefeitura de Porto Velho e Subprocurador na Câmara Municipal, também foi Conselheiro Municipal do Idoso e teve passagens por diversas secretarias estaduais como Assessor Executivo Especial.
Ricardo Frota e Jefferson Carvalho
g1 RO

Mais Notícias