12 de janeiro de 2025

Radialista Uiara Araújo morre, aos 64 anos, em Volta Redonda

Ele estava internado no Hospital Munir Rafful e faleceu por complicações de um quadro agudo de leucemia. Com quase 50 anos de trabalho, radialista deixa legado na comunicação da região. Radialista Uiara Araújo
Divulgação/Redes sociais
Morreu na noite de sábado (23), aos 64 anos, o radialista Uiara Araújo. Ele estava internado no Hospital Munir Rafful, em Volta Redonda (RJ), e faleceu por complicações de um quadro agudo de leucemia.
Segundo a família, Uiara começou a se sentir mal na última quinta-feira (21) e procurou o hospital. Após exames, descobriram que a doença já estava em um estado muito avançado.
Na sexta (22), o radialista chegou a publicar nas redes sociais sobre sua internação e agradeceu os profissionais de saúde que o atenderam. A publicação rendeu centenas de comentários de fãs e colegas de trabalho.
Antes da morte, Uiara Araújo publica na rede social sobre sua internação
Divulgação/Redes sociais
O corpo de Uiara Araújo será velado no cemitério Portal da Saudade a partir de 15h. Depois, o corpo será levado para a cremação. O radialista deixa três filhos e quatro netos.
História
Considerado um dos mais talentosos comunicadores da região, Uiara começou sua carreira em 1975 pela extinta Rádio Siderúrgica, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ele chegou como operador de externa e se tornou repórter esportivo.
Seu primeiro grande sucesso foi como apresentador de um programa matinal da Rádio Nacional de Volta Redonda, em 1982, que se tornou líder de audiência na cidade.
O bom trabalho de Uiara no interior do Rio chamou atenção da capital carioca. De 1984 a 1993, o radialista trabalhou em duas grandes emissoras, a Rádio Nacional do Rio e a Super Rádio Tupi. Depois de quase uma década trabalhando fora da região, Uiara retornou para trabalhar em rádios locais.
Além de radialista, ele também já trabalhou na mídia impressa e na televisão, onde atuou como comentarista esportivo na TV Sul Fluminense (hoje Band Interior). Atualmente, Uiara apresentava um programa na Rádio Mix, de Volta Redonda.
Prefeito e colegas de imprensa lamentam
A morte de Uiara Araújo comoveu o prefeito de Volta Redonda e a todos na imprensa. O g1 reuniu relatos de amigos e colegas de trabalho que o radialista fez ao longo de sua carreira (veja abaixo).
“O Uiara Araújo era um dos radialistas mais competentes e respeitados no Estado do Rio de Janeiro, reconhecido nacionalmente. Além disso, foi um grande parceiro em muitas das minhas campanhas. Perdemos um grande amigo, que vai fazer muita falta. Sem dúvidas, por outro lado, fica um grande legado para as futuras gerações”, disse o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto.
“Uiara é uma das grandes referências do jornalismo na nossa região. Inspiração para muito de nós. Deixa um legado de competência e compromisso. Sua partida precoce deixa um vazio no nosso meio. Meus mais sinceros sentimentos a família, amigos e fãs”, lamentou a gerente de jornalismo da TV Rio Sul, Ana Paula Garcia.
“O Uiara foi uma grande revelação da Rádio Regional, na Década de 1980, no século passado. De operador de áudio logo foi promovido a comunicador. Era ótimo no improviso e muito bom entrevistador. Perdemos um colega de muito valor profissional e como figura humana”, lembrou o radialista Dário de Paula.
“Uiara Araújo foi uma referência do jornalismo e do rádio na região. Seu brilhantismo natural era ainda acentuado pelo incrível domínio radiofônico, sendo capaz de fazer desde locução jornalística até conduzir programas inteiros por horas. Prendia a atenção dos ouvintes com maestria. Como se não bastasse, unia este talento a um caráter firme e uma honestidade implacável. Perdi um grande amigo. A sociedade perdeu um um ícone do rádio”, afirmou o coordenador de Comunicação na CSN, Aurélio Paiva.
“Uiara foi um dos mais admiráveis colegas com quem já trabalhei. Estava sempre à disposição. Trabalhamos juntos durante muito tempo. Sempre de alto astral. Além disso, era um ótimo entrevistador. A comunicação perdeu um grande talento”, disse o jornalista Fernando Pedrosa.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias