24 de setembro de 2024

Em entrevista ao Jornal do Almoço, Maria do Rosário defende manutenção do sistema anticheias e recriação do DEP em Porto Alegre

Série do JA recebe os candidatos melhores colocados na pesquisa Quaest de 17 de setembro. Maria do Rosário (PT) no Jornal do Almoço
Reprodução/RBS TV
O Jornal do Almoço, da RBS TV, recebeu a candidata Maria do Rosário (PT) na segunda entrevista da série com os concorrentes à Prefeitura de Porto Alegre. A candidata defendeu a manutenção do sistema anticheias com obras estruturais e limpeza de bueiros e a recriação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).
O quadro, exibido ao vivo nesta terça-feira (24), abordou temas como as gestões do PT, prevenção a enchentes, administração pública, transporte público, educação e saúde ao longo de 12 minutos (veja abaixo os principais pontos da entrevista). Os jornalistas Cristina Ranzolin, Marco Matos e Rodrigo Lopes conduziram a sabatina.
A série do JA recebe os candidatos melhores colocados na pesquisa Quaest de 17 de setembro, começando pelo primeiro colocado. Na segunda (23), o JA recebeu Sebastião Melo (MDB). Juliana Brizola (PDT) participa na quarta (25), enquanto Felipe Camozzato (Novo) será ouvido na quinta (26).
Os outros quadro candidatos – Fabiana Sanguiné (PSTU), Carlos Alan (PRTB), Luciano do MLB (UP) e Cesar Pontes (PCO) – devem participar em reportagens na sexta-feira (27).
Confira o que disse Maria do Rosário (PT):
A candidata foi questionada sobre o papel das mulheres na política e sobre as gestões do PT em Porto Alegre entre 1989 e 2004.
“A minha dedicação é mostrar trabalho, mostrar um projeto coerente com a possibilidade de crescimento econômico de um lado, de respeito ambiental, porque a cidade que vai se renovar e ser reconstruída agora tem que ter um forte olhar para a qualidade de vida e ambiental”, disse.
Candidata Maria do Rosário (PT) responde pergunta sobre reconquista do eleitorado
Sobre a proteção contra as cheias, Maria do Rosário disse que, se for eleita, vai trabalhar desde a transição para garantir a segurança das regiões mais atendidas.
“Não adianta ouvir os técnicos da Holanda e não ouvir a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem que ouvir as universidades daqui. Então, só para concluir, eu vou fazer manutenção desde o primeiro dia, hidrojateamento, limpeza de bueiro, de boca de lobo, ao mesmo tempo que a gente se prepara para obras estruturais, com começo, meio e fim”, falou.
Candidata Maria do Rosário (PT) responde pergunta sobre prevenção às enchentes
A candidata propôs a recriação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e a manutenção do Departaento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) público.
“Voltar a ter uma inteligência instalada. O que o governo Marchezan (PSDB, 2017/2020) e o que o governo Melo fizeram, que nesse sentido eu os misturo e acredito que são a mesma coisa, é o sistema de destruição da estrutura pública. Eu preciso ter gente responsável na estrutura pública pela drenagem”, afirmou.
Candidata Maria do Rosário (PT) responde pergunta sobre contratação de servidores
Questionada sobre a criação de cargos na prefeitura, Maria do Rosário defendeu o fortalecimento da Guarda Municipal. A candidata disse ser contra privatizações e que vai analisar parcerias público-privadas.
“Na Guarda Municipal, eu quero um efetivo de mais 50%, esse eu já calculei, que vai chegar a 600, 700 guardas municipais. Porque eu quero colocar ao redor das escolas um território seguro, e para isso a gente precisa ampliar a guarda para manter o monitoramento do Centro, cercamento eletrônico também das escolas e integrar, através de um centro, Brigada Militar e Guarda Municipal’, disse.
Candidata Maria do Rosário (PT) responde pergunta sobre transporte público
A candidata disse ser possível implementar a tarifa zero no transporte público, se o município trocar o vale-transporte por um fundo. Maria do Rosário prometeu recriar linhas de ônibus extintas durante a pandemia.
“Nós vamos transformar a contribuição de pagamento de vale transporte das empresas em um fundo municipal, então a empresa ao invés de pagar o vale transporte diretamente, ela contribui para esse fundo municipal e todas as pessoas passam a ter a tarifa 0, porque a prefeitura já gasta 130 milhões com subsídio”, propôs.
Maria do Rosário defendeu o aluguel de casas por parte da prefeitura para que os imóveis sejam transformados em creches.
“Eu sou professora, sou mãe e eu vou alugar nas comunidades as casas que existam nas comunidades para desdobrar os convênios que existem. Então se nós temos uma creche na comunidade, a mesma direção de escola se topar o convênio, que é com a sociedade civil, vai assumir novas vagas em casas alugadas e preparadas para serem creches e educação infantil”, disse.
Candidata Maria do Rosário (PT) responde pergunta sobre educação
Por fim, questionada sobre saúde, a candidata do PT defendeu o enfrentamento das filas com a criação de policlínicas.
“Eu vou duplicar as equipes de saúde da família e garantir mais resolutividade na atenção básica, com exames desde a atenção básica e, ao mesmo tempo, trabalhar o enfrentamento das filas articulando com policlínicas na cidade, que faremos quatro novas policlínicas com recursos que já estão colocados pelo governo federal”, falou.
Candidata Maria do Rosário (PT) responde pergunta sobre saúde
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias