25 de setembro de 2024

Roberto Cidade critica gastos com eventos públicos e defende usar parte da verba para auxílio municipal caso eleito

Candidato do União Brasil à Prefeitura de Manaus foi o segundo a participar da série de entrevistas do JAM1. JAM 1 entrevista o candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade
O candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), criticou os gastos da atual gestão com eventos e prometeu usar parte da verba para o auxílio municipal permanente, em entrevista ao JAM 1, nesta terça-feira (24). Durante a entrevista, Cidade também apresentou propostas para as áreas de saúde, mobilidade urbana, limpeza pública e meio ambiente, onde defendeu o diálogo com outros prefeitos do estado para medidas de enfrentamento às queimadas, caso eleito.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Questionado pela apresentadora Lane Gusmão sobre de onde sairá a verba para o auxílio municipal permanente, uma das promessas de Cidade, o candidato destacou que na sua gestão pretende minimizar o gasto com eventos que contém atrações nacionais, e investir em artistas locais.
“Ele vai sair das economias que vamos fazer, ele vai sair dos desperdícios que a atual gestão fez. Se gastou muito errado com festa e o que festa mudou na vida das pessoas daqui?” explicou. “Vamos reduzir o número de eventos e investir em quem é da terra”, concluiu.
Roberto Cidade foi o segundo da série de entrevistas do JAM1 com os candidatos a prefeito de Manaus. Marcelo Ramos (PT) será o próximo entrevistado, nesta quarta-feira (25). o g1 transmite as entrevistas em tempo real.
Os candidatos cujos partidos possuem representação no Congresso Nacional serão entrevistados ao vivo pela apresentadora Lane Gusmão. Veja a ordem das entrevistas:
Segunda-feira (23): David Almeida (Avante);
Terça (24): Roberto Cidade (União Brasil);
Quarta (25): Marcelo Ramos (PT);
Quinta (26): Capitão Alberto Neto (PL);
Sexta (27): Amom Mandel (Cidadania).
Mobilidade urbana
Em relação ao trânsito de Manaus, Roberto Cidade, do União Brasil, afirmou que pretende investir em semáforos inteligentes para melhorar o fluxo nas principais vias, como das avenidas Rodrigo Otávio e Constantino Nery.
“Vamos investir em tecnologia. Que a gente possa pegar as principais vias tipo Rodrigo Otávio, Constantino Nery e Djalma Batista e investir em passagens de níveis pra que a gente possa desafogar o trânsito”, completou.
Meio ambiente
Em meio as queimadas florestais que afetam Manaus e outros municípios do estado, o candidato defende dialogo com outros prefeitos do Amazonas para discutir ações de combate as queimadas florestais, caso seja eleito.
“Manaus vai ter um prefeito que vai se antecipar, que vai dialogar com o governo do estado, que vai conversar com o governo federal. Vamos criar um comitê de combate e chamar todos os prefeitos”, explicou.
Quando questionado sobre a limpeza pública, Cidade afirmou que é contra os ‘lixões’ e indica que a alternativa é ver o que o judiciário está indicado como solução para essa área da política pública. Ele também criticou o plano de limpeza da atual gestão.
Moradia
Para suprir o déficit habitacional, o candidato disse que planeja resgatar os prédios abandonados no Centro de Manaus. Ele reconhece que é um desafio, mas pretende revitalizar a região. Cidade também falou sobre a regularização de moradias.
“Vamos trabalhar para entregar o título definitivo para à população”, disse.
Creches
O candidato explicou que, em seu plano de governo, pretende abrir licitações para empresas contratando o serviço de creche. Cidade explica que isso irá ampliar o serviço de creches em menos tempo e estipula a abertura de cerca de de 1,5 mil vagas em creches já no primeiro ano de mandato.
“Vamos contratar a iniciativa privada ou uma fundação, quem apresentar na licitação o menor preço. Dessa forma, nós vamos contratar o número de vagas e aumentar a cada ano”, disse.
IPTU social
Roberto Cidade afirma que não vai aumentar os impostos durante gestão e que pretende criar o IPTU social, caso seja eleito.
“Se a gente conseguir ter a certeza que elas não tem condições de pagar, vamos dar o benefício pra ela”, diz.

Mais Notícias