25 de setembro de 2024

Aplicativo Pardal recebe mais de 300 denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais em AL

Maior parte dos casos envolve a disputa para vereador e está concentrada em Maceió. Pardal: app da Justiça Eleitoral registra mais de 300 denúncias de crimes eleitorais
O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, registrou 364 denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais em Alagoas até esta terça-feira (24). A maior parte dos casos é de Maceió.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As denúncias por problemas na campanha na internet chegam a 9% do total. Os outros 91% correspondem a outras formas de propaganda geral, como carros de som, outdoors e pinturas em muros.
A maior parte dos casos se refere à disputa ao cargo de vereador: são 187 pedidos de apuração de irregularidades. Na campanha para prefeito, são 94 denúncias. Os casos relacionados a partido/coligação/federação chegam a 83.
Maceió é o município que mais concentra denúncias, com 82 pedidos de apuração. Em seguida, estão Arapiraca, com 23 casos, e Messias e Minador do Negrão, com 21 denúncias cada.
Como funciona o Pardal
O aplicativo Pardal é a ferramenta da Justiça Eleitoral para denunciar irregularidades na propaganda eleitoral.
As denúncias feitas pelos eleitores são encaminhadas para o juiz eleitoral competente, que vai tomar as providências para coibir eventuais atos ilícitos.
Antes de registrar a denúncia de uma suposta irregularidade, o app esclarece ao eleitor o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral. A partir daí, o usuário avalia se o caso que quer apresentar preenche os requisitos de uma propaganda irregular.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Mais Notícias