27 de setembro de 2024

Com 44,5 mil passageiros só em agosto, voos de Florianópolis ao Chile ficam atrás apenas do eixo RJ-SP

Ministro Silvio Costa Filho disse que aumento das viagens representam a chegada expressiva de turistas ao país. Painel que mostra embarques e desembarques entre Florianópolis e Santiago no Chile
Clarìssa Batìstela/g1 SC
Voos que ligam Florianópolis a Santiago, no Chile, movimentaram 44,5 mil viajantes só em agosto, informou o Ministério de Portos e Aeroportos na terça-feira (24).
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Floripa Airport, os números consolidam o Chile como o terceiro maior mercado no aeroporto da capital de Santa Catarina em 2024, atrás apenas de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ainda conforme a empresa, em 2023 as três companhias áreas que fazem o trecho movimentaram 145 mil pessoas. O número cresceu e, só de janeiro a agosto de 2024, saltou para 279 mil passageiros fazendo a rota.
O interesse desses viajantes foi destacado pelo ministro Silvio Costa Filho ao considerar as viagens mais movimentadas fora do eixo Rio-São Paulo.
“Nós temos, cada vez mais, o aumento expressivo na movimentação de turistas estrangeiros chegando no nosso país. Isso significa mais oportunidade de trabalho, pois a cada quatro turistas que chega no país é um emprego que é gerado pelas dentro dos estados”, indicou Costa Filho.
Em Florianópolis, três companhias aéreas operam a rota de forma regular o ano todo:
✈ A JetSmart, que conta com cinco frequências semanais, mas vai operar dois voos por dia na alta temporada;
✈ A Latam, que antes oferecia um voo diário para Santiago, mas aumentou em julho deste ano a frequência para dois por dia, e chegará a operar três voos diários na alta temporada;
✈ A lowcost chilena Sky, que tem dois voos por dia e, no verão, passará para até três diários.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias