28 de setembro de 2024

Entenda por que é normal início da Primavera ter temperaturas maiores do que o Verão

Segundo pesquisador da Esalq/USP, em Piracicaba (SP), baixa nebulosidade e ar seco são provocam temperaturas elevadas neste período. Cidade bateu a maior máxima de 2024 nesta terça (24), com 38ºC. Veja como fica o clima na região.
Calor na região de Piracicaba: recomendação é se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
Reprodução/EPTV
A Primavera começou com dias quentes e predominância de sol na região de Piracicaba (SP). As temperaturas máximas elevadas são comuns nesse período, inclusive normalmente superam as marcas registradas no Verão, de acordo com o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP). A cidade registrou a maior temperatura do ano nesta terça-feira (24), quando os termômetros bateram 38,2ºC, segundo a instituição.
“São normalmente maiores do que as encontradas no verão, por causa da baixa nebulosidade e ar bem seco”, explica o pesquisador.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
🌡️Os próximos dias da Primavera devem seguir com altas temperaturas e sem chuvas abundantes. Confira, abaixo, a previsão do tempo.
🌧️Sem chuvas abundantes
De acordo com Fábio Marin, os primeiros dias da Primavera devem seguir sem precipitações de grande intensidade.
🌧Chuvas mais abundantes, segundo o professor, devem ocorrer apenas após o dia 15 de outubro.
Alerta do Inmet para onda de calor na região de Piracicaba
Reprodução
Entenda relação entre altas temperaturas e tempo seco
De acordo com Marin, as altas temperaturas dessa época acontecem porque o sol, no início da Primavera, já está numa posição que ilumina mais o Hemisfério Sul que o Hemisfério Norte. Assim, a radiação solar fica alta.
“Com a baixa umidade do ar, a água tem alto calor específico, então, locais muito úmidos, não esquentam e nem esfriam muito. Como a gente tem pouca água no ar nesse momento, durante o dia esquenta muito e durante a noite esfria”, diz.
O pesquisador aponta que, na Estação Meteorológica da Esalq e em todo o interior do Brasil, os recordes de temperatura máxima acontecem nessa fase.
“E a queda nas temperaturas noturnas nessa época também acontece porque, pela falta de nuvens, a gente perde muita radiação de ondas longas durante a noite. Isso causa uma grande amplitude térmica”, explica.
Professor Fábio Marin da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo em Piracicaba
Reprodução/Boletim Tempo Campo/Esalq
De acordo com medição do LEB-Esalq da Universidade de São Paulo, Piracicaba registrou a maior temperatura máxima de 2024 nesta terça-feira (24), chegando aos 38,2ºC.
📈Neste ano, as temperaturas máximas mais elevadas foram registradas nos meses de setembro e janeiro. Confira levantamento do LEB-Esalq, abaixo.
Temperaturas Máximas mais elevadas de 2024 em Piracicaba
Não tão quente como a Primavera de 2023
Na mesma linha, o pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, Bruno Kabke Bainy, aponta que o panorama para, até o final de outubro, é de predominância de dias quentes.
Entretanto, o calor não deve ser tão intenso como o registrado na Primavera de 2023.
“Mantêm a perspectiva de temperaturas acima da média, mesmo sendo um período mais quente que o inverno. Mas não deve ser tão quente como foi a Primavera do ano passado”, afirma.
Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri
Reprodução/EPTV
🌡️Temperaturas máximas
Na última terça-feira (23), os termômetros em Piracicaba atingiram 39ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quarta-feira (24), de acordo com o instituto, deve ser registrada a mesma temperatura máxima na cidade.
Outras cidades da região, Santa Bárbara d´Oeste (SP) e Limeira (SP) devem ter temperaturas máximas de 38ºC nesta quarta, de acordo com o Inmet.
Segundo Fábio Marin, as altas temperatura são comuns nesse período do ano.
“Temperaturas máximas elevadas são comuns neste período e são normalmente maiores do que as encontradas no verão, por causa da baixa nebulosidade e ar bem seco”, explica o professor.
Região de Piracicaba tem novo alerta para onda de calor
Claudia Assencio/g1
⚠️Alerta de baixa umidade
O Inmet emitiu alerta amarelo de perigo potencial de baixa umidade para a região de Piracicaba nesta quarta-feira. O alerta vale para o período entre 9h e 23h.
A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. O índice ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é acima de 60%.
☀️Perigo de onda de calor
Às 23h59 desta quarta-feira, encerra o alerta laranja de perigo de onda de calor, emitido pelo Inmet no último domingo (22).
A condição, de acordo com o instituto, a presenta risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias. Veja a previsão do tempo nas três maiores cidades da região para os próximos dias:
Piracicaba
Quarta-feira (25)
Mínima: 20ºC
Máxima: 39ºC
Poucas nuvens
Quinta-feira (26)
Mínima: 22ºC
Máxima: 38ºC
Poucas Nuvens
Sexta-feira (27)
Mínima: 17ºC
Máxima: 37ºC
Muitas nuvens com pancadas de chuvas isoladas
Limeira
Quarta-feira (25)
Mínima: 21ºC
Máxima: 38ºC
Poucas nuvens
Quinta-feira (26)
Mínima: 20ºC
Máxima: 38ºC
Poucas nuvens com névoa seca
Sexta-feira (27)
Mínima: 16ºC
Máxima: 37ºC
Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas
Santa Bárbara d´Oeste
Quarta-feira (25)
Mínima: 20ºC
Máxima: 38ºC
Poucas nuvens
Quinta-feira (26)
Mínima: 21ºC
Máxima: 38ºC
Poucas nuvens
Sexta-feira (27)
Mínima: 17ºC
Máxima: 37ºC
Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias