26 de setembro de 2024

14-BIS: operação do Ministério Público mira integrantes do PCC no ES, SP e MG

Intitulada 14-BIS, a operação ocorre simultaneamente em sete cidades de estados da Região Sudeste. Até as 10h desta quarta-feira (25), um homem foi preso na Serra, na Grande Vitória. No Espírito Santo, um criminoso foi preso na Serra, Grande Vitória.
Reprodução/TV Gazeta
Uma operação realizada contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) cumpre sete mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em cidades do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais nesta quarta-feira (25). Até a publicação desta reportagem, pelo menos um criminoso foi preso na Serra, Grande Vitória.
A operação, intitulada 14-BIS, é realizada pelo Ministério Público do Espírito Santo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com o apoio da Polícia Militar e dos Gaecos de São Paulo e Minas Gerais.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo as investigações, um grupo autointitulado “Os 14 do ES”, braço armado da facção criminosa, é investigado por atuar no remanejamento de armas de fogo e veículos, apoio a ataques a rivais, promoção de batismo de novos integrantes, inclusive adolescentes, além de influenciar em decisões relevantes.
Os nomes dos investigados não foram divulgados. Os mandados estão sendo cumpridos nas seguintes cidades:
Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Serra, e Colatina
São Paulo: São Vicente e São Paulo
Minas Gerais: Alfenas
Criminoso é preso na Serra
Ainda na manhã desta quinta-feira (25), um dos alvos da operação foi preso na Serra, na Grande Vitória, e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, para passar por exames antes de dar entrada no sistema prisional (veja foto no início da reportagem).
Segundo o MPES, foram expedidos três mandados de prisão temporário no estado, além de cinco mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de aparelhos celulares, dinheiro proveniente do tráfico de drogas, um auto de prisão em flagrante delito e um termo circunstanciado.
Material apreendido durante operação contra braço do PCC no Espírito Santo
Divulgação/ MPES
Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Serra na Operação 14-BIS contra integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os criminosos estão envolvidos, segundo a investigação, em possíveis delitos de organização criminosa, crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias