Candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto foi o segundo entrevistado da série que a emissora realiza com os concorrentes no pleito. Critério para participação é a colocação na última pesquisa Quaest. EPTV1 entrevista Marco Aurélio, candidato do Novo à prefeitura de Ribeirão Preto
O candidato do Novo à Prefeitura de Ribeirão Preto, Marco Aurélio, prometeu, em entrevista ao EPTV1 nesta quarta-feira (25), desburocratizar os processos da prefeitura para impulsionar o empreendedorismo e a atração de empresas, com o objetivo de trazer emprego e renda para a cidade.
Marco Aurélio, que é empresário, afirmou que, se for eleito prefeito, utilizará sua experiência como empreendedor para aplicar modelos de gestão criativos que solucionem problemas do município e organizem a administração em prol de uma cidade mais próspera.
“Vou acilitar a criação de mecanismos, por exemplo, sistemas de informação que possibilitem receber, qualificar e licenciar a sua empresa de forma simplificada, sem a interferência burocrática de pessoas que estão na Prefeitura e que acabam travando os processos para iniciar os negócios. Esse é um processo muito importante. Além disso, devemos ir além: facilitar o acesso a linhas de crédito, capacitação e qualificação, utilizando a base de ensino das escolas para estruturar o desenvolvimento empreendedor dessas pessoas. Fomentar uma cultura que ajude no desenvolvimento criativo é essencial”, disse.
Marco Aurélio (Novo), candidato a prefeito de Ribeirão Preto
Lucas Zanetti/g1
Veja a página especial de eleições do g1 Ribeirão e Franca
Parcerias público-privada
Uma das propostas de Marco Aurélio é o estabelecimento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) com o objetivo de trazer o setor privado para a gestão. Para o candidato, as vantagens do modelo são o barateamento dos custos e a agilidade na resolução de problemas, especialmente em setores que não são essenciais.
“A escola deve estar íntegra, limpa e pronta para ser utilizada como espaço público. Esse tipo de parceria já acontece, como mencionei, nos exemplos que o Partido Novo tem em sua gestão, tanto em Minas Gerais quanto em Joinville, e funciona muito bem, com custo menor. E a população quer isso: respeitar o dinheiro do pagador de impostos. Você que recolhe o seu IPTU, o seu ISS, sabe o quanto é difícil o suor do nosso trabalho para pagar essas guias”.
Governo participativo na mobilidade urbana
O candidado afirma que, caso seja eleito, promoverá um governo participativo e com canais e comunicação abertos com a população, especialmente na mobilidade urbana. O candidato teceu críticas à atual política, que considera desastrosa para o comércio nas avenidas Dom Pedro I e 9 de Julho.
“É preciso chamar as entidades representativas de classe dos empreendedores para comunicar antes de executar algum tipo de alteração e discutir, de forma técnica, quais são os possíveis impactos na hora da implementação. Se isso fosse feito antes, a gente não teria essas consequências danosas para a nossa cidade, e esse foi o motivo da minha indignação, inclusive de colocar meu nome à disposição, porque eu defendo essa classe.”
Assistência social
Para a assistência social, o candidato defende a integração com a segurança pública, o desenvolvimento econômico e a educação, tendo em vista construir oportunidades para uma vida digna e próspera. Além disso, ele convidará entidades assistenciais e ONGs a contribuírem com a gestão pública.
“Quero dar um dado importante: 65% dos serviços prestados de assistência social em Ribeirão Preto são realizados por entidades de assistência social voluntárias, não pela gestão pública. Apenas 35% são realizados pela gestão pública. Outro aspecto importante é trazer essas entidades junto com a gestão pública para oferecer a essas pessoas condições de se projetar no empreendedorismo com negócios prósperos. Uma cidade rica é uma cidade próspera, e as pessoas crescem juntas”.
Biografia
Marco Aurélio Martins tem 53 anos, é casado e pai de cinco filhos. Natural de Ribeirão Preto, é graduado em química industrial pela Unaerp e tem pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Empresário há 30 anos, já atuou como superintendente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) entre 2005 e 2011.
Ordem de entrevistas
A sabatina com Marco Aurélio foi a segunda da série de entrevistas que a EPTV realiza com os candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto. Os quatro candidatos com melhor colocação na última pesquisa Quaest foram convidados para a sabatina. Veja abaixo o cronograma:
24/09 – André Trindade (União)
25/09 – Marco Aurélio (Novo)
26/09 – Jorge Roque (PT)
27/09 – Ricardo Silva (PSD)
Já a entrevista com o candidato Matheus Coelho (Agir), gravada para a EPTV, com dois minutos de duração, será reproduzida, na íntegra, pelo acidade on Ribeirão.
Marco Aurélio (Novo) em entrevista ao EPTV1
Lucas Zanetti/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região