27 de setembro de 2024

Mulher é presa suspeita de racismo contra funcionárias de unidade de saúde de Piracicaba, diz PM

Caso foi registrado na tarde desta terça-feira (24) na UBS da Vila Rezende. A Secretaria de Saúde informou que acompanha caso, presta apoio às servidoras e vai solicitar quebra de vínculo com usuária indiciada. Polícia Militar de Piracicaba prende suspeita de racismo em unidade de saúde de Piracicaba
Polícia Militar
Uma mulher, de 81 anos, foi detida suspeita de crime de racismo contra funcionárias de uma unidade de saúde, na tarde desta terça-feira (24), em Piracicaba (SP). De acordo com a Polícia Militar (PM), uma das vítimas, de 34 anos, é enfermeira e relatou às equipes ter sido ofendida por uma usuária do estabelecimento.
A Secretaria de Saúde informou que acompanha caso, presta apoio às servidoras e vai solicitar quebra de vínculo com usuária indiciada. -👇 Leia mais detalhes, abaixo, na reportagem.
A Polícia Militar foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rezende em Piracicaba após ser acionada, por volta das 13h. No local, a enfermeira disse à PM que a mulher tinha proferido diversas ofensas racistas contra ela e outra funcionária no local.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
A mulher foi detida e encaminhada ao 4º Distrito Policial, onde foi registrado boletim de ocorrência. A suspeita permaneceu presa, segundo informou a PM ao g1 nesta quarta-feira.
O g1 procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em nota, a Pasta informou que a idosa foi presa em flagrante por injúria na Avenida Santo Estevão, em Piracicaba.
“A autora foi encaminhada à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como Preconceitos de Raça ou de Cor”, detalhou a SSP em nota.
Secretaria de Saúde
Procurada pelo g1, nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Saúde informou em nota que tomou conhecimento do ocorrido e, desde então, “vem prestando todo apoio e acolhimento à servidora e equipe”, ressaltou.
A Pasta reforça que racismo e desacato a servidor público são crimes e há cartazes afixados em local visível em todas as unidades informando sobre a legislação.
“A usuária suspeita do ato criminoso constantemente se exalta com as equipes da unidade básica de saúde. Neste último acontecimento houve a necessidade de solicitação de apoio da Guarda Civil, que deu suporte à ocorrência, colaborou com o flagrante que será investigado pela polícia”, detalhou a Secretaria de Saúde em documento enviado ao g1.
O Departamento de Atenção Básica, baseado no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem deverá abrir solicitação de quebra de vínculo da UBS com a usuária para sua transferência para atendimento em outra unidade de saúde do município.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias