27 de setembro de 2024

Candidato Capitão Wagner pretende criar comitê de segurança e passe livre irrestrito para estudantes

CETV entrevista candidato à Prefeitura de Fortaleza. Capitão Wagner defende uso de câmeras para identificar criminosos com mandado em aberto
O candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo União Brasil, Capitão Wagner, afirmou nesta quarrta-feira (25), em entrevista à TV Verdes Mares, que pretende criar comitê de segurança urbana. O candidato do União Brasil reforçou que o Programa Tô de Olho vai atuar nas areninhas, postos de saúde, hospitais e escolas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A TV Verdes Mares começou na segunda-feira (23) a rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza que disputam o primeiro turno das eleições municipais deste ano.
A ordem das entrevistas, que têm 20 minutos de duração, foi definida em um sorteio realizado pela equipe de jornalismo da TV Verdes Mares com a presença de representantes dos candidatos. As entrevistas são feitas ao vivo, no primeiro bloco do CETV 1ª Edição. O primeiro entrevistado foi Evandro Leitão (PT). Em seguida, na terça-feira (24), Eduardo Girão (Novo).
Segundo o candidato Capitão Wagner, o Programa Tô de Olho, vai atuar em vários locais de Fortaleza com a utilização de vídeo monitoramento e leitura facial.
“O que é o Tô de Olho? É o uso de estratégia, de inteligência e de tecnologia para garantir o monitoramento dos espaços públicos. Essa tecnologia a gente vai implementar gradativamente nos nossos ônibus, vai implementar nos postos de saúde, nas escolas, nas nossas areninhas para garantir que as pessoas que frequenta esse espaço são pessoas de bem e não criminosas como acontece hoje”.
Candidato do União citou São Paulo como modelo que utiliza, por exemplo, o vídeo monitoramento e leitura facial nos estádios.
“Lá em São Paulo, o Capitão Derrida, que é o Secretário de Segurança, fez uma parceria com o Estádio do Palmeiras. Na entrada do estádio tem câmeras com vídeo monitoramento e leitura facial. Todo indivíduo que entra no estádio é identificado e se ele estiver no banco de pessoas com mandado de prisão em aberto, ele é identificado e é preso naquele local. No primeiro jogo, 20 indivíduos com mandado de prisão em aberto foram presos. No segundo jogo, 15 indivíduos presos”, afirmou.
Guarda Municipal
Capitão Wagner fala em reforçar a atuação da Guarda Municipal de Fortaleza
Capitão Wagner lembrou da importância em melhorar a Guarda Municipal. Ele citou a utilização da ‘estratégia, inteligência e tecnologia’ para aperfeiçoar o órgão. Candidato também reforçou a ideia de microchipar todas as motocicletas da capital.
“Nós temos também outras medidas que vão auxiliar o trabalho da Guarda Municipal. Temos a proposta de microchipar todas as motocicletas da nossa cidade. Com esse microchip, que é do tamanho de uma unha, a gente vai poder identificar onde essa motocicleta se encontra em casos de roubo ou de furto”, disse.
“É uma coisa viável economicamente, já fizemos a conta. Isso custaria cerca de R$ 7 milhões para o município. E é uma atividade que vai complementar o trabalho da Guarda Municipal. Usar estratégia, inteligência e tecnologia de uma Guarda Municipal. Treinada, equipada e armada para proteger o cidadão. Que utiliza uma escola que frequenta um poste de saúde, que frequenta um hospital, mas também nos espaços públicos que são de responsabilidade da prefeitura”, completou.
Passe livre irrestrito para estudantes
Capitão Wagner defende passe livre irrestrito para estudantes
Outra proposta do candidato foi um melhor transporte público para estudantes de Fortaleza. Capitão Wagner afirmou da importância do transporte público ter ar-condicionado aliado a um espaço com segurança e frota ampliada.
“Temos que garantir um transporte público, que seja seguro, que seja confortável e que seja pontual. Se a gente não ampliar frota, as pessoas não vão querer andar de transporte público. Eu vou dar o exemplo do prefeito Rio de Janeiro. Ele conseguiu dobrar o número de passageiros de ônibus com algumas medidas que foram adotadas, com a instalação de ar-condicionado, com medidas de segurança que tornaram o transporte muito mais atrativo e também com a ampliação da frota que gerou a pontualidade.”
“E isso a gente vai fazer, logicamente, em parceria com os Sindiônibus, conversando com os empresários, para que isso seja viável e sustentável durante quatro anos. Se houver necessidade, inclusive da prefeitura, a gente dá algum suporte financeiro, a gente vai buscar esse suporte financeiro”, finalizou.
Capitão Vagner é entrevistado pelo CETV 1ª Edição.
Kid Júnior/Sistema Verdes Mares
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias