29 de setembro de 2024

Cartilha eleitoral em quatro idiomas indígenas é distribuída na Ilha do Bananal

Cartilha também tem ilustrações para atrair o interesse das crianças para o processo eleitoral. Projeto está na quarta edição e é referências para o Conselho Nacional de Justiça. Projeto do TRE do Tocantins orienta indígenas sobre as eleições
Pensando em despertar o interesse dos jovens pelas eleições nas comunidades indígenas no Tocantins, um projeto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) distribuiu cartilhas com informações sobre o processo eleitoral em quatro línguas originárias de etnias da região da Ilha do Bananal. O material é ilustrado para atrair o interesse das crianças, com objetivo de que elas possam passar os conhecimentos para os mais velhos.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Juízes e técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE – TO) foram até as comunidades e realizam encontros nas escolas explicando o material.
“A nossa presença, a presença do Estado nas comunidades indígenas sinaliza que nós verdadeiramente nos preocupamos com eles, que nós consideramos a importância deles enquanto cidadãos, as cidadãs que são partes do processo democrático do setor eleitoral”, explicaram o juiz Eustáquio de Melo.
A coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAÍ), Rafaela Karajá, conta que as crianças são como um condutor de informação para os mais velhos. “Elas repassam para os adultos. Então, elas são multiplicadoras. Os jovens estão ali lendo, participando desse momento educacional que é de suma importância dentro da comunidade”, disse a servidora.
Indígenas da Ilha do Bananal com as cartilhas do TRE-TO
Tv Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM
Palmas volta a registrar chuva após quase 130 dias de estiagem
Estacionamento de posto desaba durante temporal e atinge veículos que estavam embaixo; VÍDEO
Operação fecha garimpo ilegal e multa responsáveis em mais de R$ 800 mil
Homem é preso após ser flagrado pela PM ateando fogo em área de reserva ambiental
O projeto está na quarta edição e é considerado uma referência pelo Conselho Nacional de Justiça. Tafarel Karajá é estudante e acredita na importância do voto. “O voto é o mais importante para todos os povos, tanto os brancos e os indígenas”, disse o menino.
O cacique da Aldeia Fontoura, Fernando Karajá, contou que a cartilha ajuda a comunidade na hora de escolher os candidatos. “Essa cartilha é muito importante para o nosso povo e para quem não sabe entender o que é política, o nosso direito, facilitar para o nosso povo”, disse o cacique.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
*Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.

Mais Notícias