7 de janeiro de 2025

Vídeo: Tromba d’água surpreende banhistas em praia do litoral do Ceará

Fenômeno foi registrado na Praia de Maceió, em Camocim. Tromba d’água está associado a pancadas de chuva. Tromba d’água surpreende banhistas em praia do litoral cearense
Uma tromba d’água surpreendeu banhistas que estavam na tarde de sábado (23) na Praia do Maceió, no município de Camocim, no litoral oeste do Ceará. O fenômeno foi filmado pelo personal trainer Marcello Parente, que estava com a família no momento. (Assista no vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O formato da tromba é semelhante ao de um pequeno tornado, o que chamou a atenção dos que presenciaram o momento. O fenômeno se formou longe da faixa de praia. Nas imagens percebe-se que o céu da Praia de Maceió está completamente nublado e que venta bastante.
“Olha o tornado chegando. Caraca!”, exclamou Marcello durante a filmagem. Ele assistiu ao fenômeno de cima do motorhome no qual está viajando com a família e amigos.
“Estávamos em cima do motorhome fazendo uma manutenção quando avistamos essa maravilha da natureza. Como já trabalho com fotos, vídeo, drone, fiz a captação na hora”, contou ao g1.
Segundo Marcello, o fenômeno durou menos de 10 minutos, e depois se afastou mar adentro. A tromba d’água veio acompanhada de vários trovões, e choveu na praia após ela se dispersar.
A tromba d’água, inclusive, não assustou nem estragou o passeio do grupo. “O mar estava muito bom para banho, água morna. Ficamos tomando banho de mar com essa chuva por umas 2 horas”, disse Marcello.
Tromba d’água se assemelha a um pequeno tornado, porém é mais fraca e só ocorre na água
Reprodução
De acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu cerca de 40 milímetros no município de Camocim entre as 7 horas da manhã de sábado e as 7 horas da manhã deste domingo (24).
A tromba d’água é como um tornado que só ocorre na água, isto é, acima de superfícies aquáticas. Ela é mais fraca que tornados e geralmente não afetam a costa. O fenômeno está associado a fortes pancadas de chuva.
Os sinais que antecedem estão entre a intensidade dos ventos e a formação de nuvens de tempestade.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias