7 de janeiro de 2025

Chuva deixa 16 mortos e mais de 5,7 mil fora de casa no Sul do ES

Defesa Civil confirmou 14 mortes no total em Mimoso do Sul e duas em Apiacá, no Sul do Espírito Santo. Chuva deixa cenário de destruição em Mimoso no Sul, no Sul do ES
Dezesseis pessoas morreram e cerca de 5.736 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) na manhã deste domingo (24).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o Boletim, 14 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.
O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.
“Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos ao longo do dia dia para acessar todas as vítimas”, disse.
Mapa mostra cidades mais afetadas pelas chuvas no Sul do Espírito Santo
g1
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Enxurrada arrasta caminhão dos bombeiros em Mimoso do Sul, no ES
Prefeito chora e fala sobre desespero em Mimoso do Sul após chuva forte no ES: ‘Não sei mais o que fazer’
As chuvas intensas também atingiram o estado do Rio de Janeiro, onde oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Desalojados e desabrigados
Chuva em Mimoso do Sul, no Sul do ES
Max Wender / Casa Militar ES
O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, 5.481 pessoas estão desabrigadas e outras 273 estão desabrigadas.
O município com maior número de desalojados é Bom Jesus do Norte, com cerca de 3 mil pessoas fora de casa. Já em relação aos desabrigados, o município com maior número de pessoas nesta situação é Apiacá (179).
Vítimas das chuvas no Sul do ES
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, os municípios que mais registraram acumulado de chuva nas últimas 24 horas são Santa Teresa (75,1), Cachoeiro de Itapemirim (71,3), Santa Maria de Jetibá (58,23), seguido de Aracruz (53,57) e Fundão (51,8).
LEIA TAMBÉM:
Alerta de temporais: o que fazer em situações de risco
VÍDEO: Bombeiro é resgatado de helicóptero ao ficar abraçado em árvore após barco virar e ser arrastado pela água no ES
VÍDEO: Redemoinho arranca telhas de bar e assusta clientes no interior do ES
Alertas
De acordo com a Defesa Civil Estadual, três alertas meteorológicos estão em vigência no Espírito Santo, sendo dois deles de chuvas intensas e um de grandes acumulados de chuvas
Um dos avisos meteorológicos é válido até às 23h59 deste domingo. O alerta é de perigo para as regiões Sul e Central, Noroeste e Litoral Norte do estado.
Rodovias
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva causou interdições em alguns trechos de rodovias estaduais e federais.
Rodovias Federais
BR-101: Km 461- Mimoso do Sul/ES (divisa ES x RJ) – Pista interditada, devido ao nível do rio Itabapoana, sendo necessário o fechamento da ponte da divisa, por segurança.
BR-482: Km 35 e 42 – Interdição entre os trechos de Alegre e Guaçuí.
Rodovias Estaduais
ES 393: Estrada com ponto de interdição. Mimoso X Muqui X Conceição de Muqui
ES 297:
Km 5 – Interdição total. Sem previsão de liberação.
Km 27 – Ponte do Itabapoana, interdição por elevação do nível do rio.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias