13 de outubro de 2024

Mais de 100 coelhos são resgatados em situação de maus-tratos no Paraná

De acordo com o Ministério Público, animais eram usados como matrizes para procriação. g1 aguarda resposta da defesa da granja onde os animais estavam. Operação resgata 150 coelhos em Maringá
Cerca de 150 coelhos foram resgatados de uma granja nesta quarta-feira (25) em Maringá, no norte do Paraná.
O resgate é resultado de uma investigação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que em 2021 recebeu denúncias de que os animais estavam em situação de maus-tratos. O g1 entrou em contato com representantes da Granja Paraíso e aguarda resposta.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com a investigação do MP, os coelhos eram usados como matrizes para reprodução e os filhotes eram vendidos como pets.
Em entrevista à RPC, a secretária de Proteção e Bem Estar Animal de Maringá, Ariane Louise, relatou que os animais eram mantidos em situação insalubre.
“Eles não conseguem, nas gaiolas, ter o comportamento natural deles. Eles não são soltos, então eles nunca têm um tempo para ficar em ambiente livre. Então, configura maus-tratos”, explica.
LEIA TAMBÉM:
Brasileiro morto no Líbano: ‘Morreu trabalhando na pequena fábrica da família’
Assédio sexual: Conselheiro tutelar é denunciado por pedir fotos íntimas para adolescente de 13 anos
Previsão: Paraná está sob alerta de perigo e temperaturas podem chegar a quase 40ºC
Ainda de acordo com Louise, em muitos casos, a castração e o abate dos animais eram realizados na própria granja, sem a participação de um veterinário, configurando exercício ilegal da profissão.
Após serem recolhidos, os coelhos foram encaminhados para uma triagem, onde serão registrados no banco de dados do município, examinados e tratados por veterinários, afirma a secretaria.
Resgate contou com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Proteção e Bem Estar Animal de Maringá
Reprodução/RPC
Animais foram para adoção
Segundo informação da prefeitura, desde o resgate, 100 coelhos foram acolhidos e levados para um viveiro. Ainda há animais disponíveis, também de acordo com a prefeitura.
O processo de adoção está sendo coordenado pela Secretaria de Proteção e Bem Estar Animal.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste.

Mais Notícias