6 de outubro de 2024

Força Nacional vai reforçar segurança de cidades do Tocantins durante as Eleições 2024

Equipes serão empregadas em aldeias indígenas de quatro municípios: Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá e Goiatins. Além do Tocantins, outros 11 estados receberão auxílio das tropas. Tropas da Força Federal vão auxiliar aldeias do Tocantins durante as eleições
Divulgação/TRE-TO
Quatro cidades do Tocantins vão receber apoio da Força Federal durante as eleições municipais no próximo dia 6 de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os municípios foram escolhidos porque abrigam comunidades indígenas. São eles: Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá e Goiatins.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ação foi aprovada por unanimidade durante uma sessão administrativa do TSE, que ocorreu na terça-feira, 24 de agosto. Além do Tocantins, outros 11 estados receberão auxílio das tropas.
LEIA TAMBÉM:
Eleições 2024 em Palmas (TO): veja os candidatos a prefeito e a vereador
Eleições 2024: com mais de 50% dos votos, mulheres são maioria no eleitorado tocantinense
Candidato a vereador é preso ao ser flagrado com R$ 300 mil em dinheiro, paga fiança e é solto
O presidente do TRE, João Rigo, afirmou que esse apoio é um passo importante para assegurar o direito dos povos originários. “A inclusão é um dos pilares da gestão. Temos programas permanentes que garantem aos povos originários orientações sociopolíticas e, com mais esta ação, eles terão condições de exercer seu dever de voto com a segurança necessária”, ressaltou.
Territórios Indígenas
As áreas indígenas do munícipio de Tocantínia que precisam de apoio são: a aldeia Funil, aldeia Porteira, aldeia Brejo Comprido, aldeia Rio Sono, aldeia Brupre e o Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã.
Em Goiatins, o apoio foi solicitado para indígenas da aldeia Pedra Branca, Cachoeira e Rio Vermelho.
No município de Itacajá, o apoio será para as aldeias Manoel Alves Pequeno, Santa Cruz e Galheiros. Já em Pedro Afonso, a assistência será para os povos originários da aldeia Lageado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Reinaldo Carvalho é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.

Mais Notícias