5 de outubro de 2024

Dois incêndios destroem vegetação e casa de farinha em Cruzeiro do Sul

Em uma das ocorrências, fogo se aproximou de casas mas foi contido pelos bombeiros. No outro caso, produtor teve perda total de instalação. Um dos incêndios se aproximou de residências e outro destruiu uma instalação
CBMAC/Arte g1
Dois incêndios no início dessa semana destruíram vegetação e uma casa de farinha no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Nessa terça-feira (24), uma equipe composta por 11 bombeiros combateu o fogo em uma área da zona urbana no bairro Nossa Senhora das Graças, que atingiu um trecho de vegetação rasteira, que contribuiu para que as chamas se propagassem rapidamente.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
As chamas se aproximaram de casas da região, mas os militares conseguiram impedir que as residências fossem atendidas. O comandante do Corpo de Bombeiros no Vale do Juruá, capitão Josadac Cavalcante, a vegetação baixa colaborou para que o fogo atingisse uma extensão de três hectares.
Após impedir que as chamas atingissem as casas da região, os agentes priorizaram o combate a outra frente desse incêndio, que avançava na vegetação próxima a um córrego, onde há um buritizal.
“O empenho das nossas equipes era preservar essas residências. Oito delas foram preservadas, evitada que o incêndio chegasse a elas. Os militares, assim que chegaram, já utilizaram drones para verificar o local que estava mais crítico e atuar nessa frente de incêndios que avançava às residências. No momento não foi possível identificar de onde partiu o incêndio, quando a equipe chegou ao local, já havia muita vegetação consumida, o foco foi combater o incêndio’, explicou.
LEIA MAIS:
Novo incêndio na Serra do Divisor destrói pelo menos 110 hectares de floresta em terra indígena no interior do AC
Casa resiste a incêndio em área que teve vegetação devastada no Acre; chamas consumiram área maior que 50 campos de futebol
Incêndio que já dura 15 dias destrói vegetação em vila no interior do Acre
Casa de farinha ficou completamente destruída por incêndio na Vila Liberdade
CBMAC
Casa de farinha foi destruída
O outro incêndio ocorrido em vegetação no município teve início na segunda-feira (23) na Vila Liberdade, localizada às margens da BR-364. De acordo com o comandante, porém, a equipe só foi acionada na terça (24), quando as chamas já haviam avançado e destruído uma casa de farinha.
“Naquela região do projeto de assentamento Santa Luzia, do km 3 ao 7, ainda temos muitos focos de incêndio naquela região. Na terça fomos acionados no Liberdade, onde o incêndio fugiu do controle do proprietário, no roçado, e adentrou na vegetação nativa. Chegando ao local, a equipe identificou que o incêndio consumiu uma casa de farinha, gerando prejuízo ao produtor. A estimativa é que tenha sido perda total”, informou o capitão.
Até esta quinta-feira (26), Cruzeiro do Sul já teve 324 focos de incêndio detectados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ano, já são 655 focos, o que deixa o município na terceira colocação entre as cidades acreanas.
Cavalcante ressalta ainda que o uso do fogo segue proibido no mês de setembro, e que, aliada à baixa quantidade de chuvas, a ocorrência de queimadas pode causar prejuízos à saúde da população do município e às propriedades dos produtores que dependem da terra e do plantio.
“A gente deixa e reforça as orientações: ainda estamos no período proibitivo do fogo, e que o produtor se atente a não utilizar o fogo nesse período. Esse ano é um pouco atípico e a chuva ainda não foi suficiente para hidratar a vegetação, então, o produtor faz uma queimada, e o risco é grande de uma fagulha ser levada pelo vento e ultrapassar o asseiro feito por aquele produtor, atingir outras localidades, prejudicando inclusive outras pessoas”, acrescentou.
Colaborou o vídeorrepórter Maiznho Rogério, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias