De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo, casas e comércios foram inundadas, carros e até caminhão do Corpo de Bombeiros foram arrastados pela força da correnteza. Chuva deixa cenário de destruição em Mimoso no Sul, no Sul do ES
Após a forte chuva que atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23), sobrou um cenário de destruição e prejuízos (assista acima) para os moradores da cidade de Mimoso do Sul manhã deste domingo (24). Diversas casas e comércios foram inundados, vários carros e até um caminhão do Corpo de Bombeiros foram arrastados pela força da correnteza.
Até a publicação desta reportagem, 16 óbitos foram registrados no Sul do estado em decorrência das chuvas, sendo 14 em Mimoso do Sul. As vítimas ainda não foram identificadas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o Boletim Extraordinário divulgado às 11h deste domingo pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o município registrou diversos ocorrências. Entre elas, a morte de cinco pessoas que estavam em asilo destinado a pessoas com deficiência no município.
Segundo o boletim, 10 pessoas estavam no asilo durante a chuva. Cinco delas foram resgatadas por meio da aeronave na manhã deste domingo do Corpo de Bombeiros e cinco morreram.
Segundo a Defesa Civil, não há mortes registradas em outros três asilos existentes no município.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Consta ainda no boletim que uma rede pluvial cedeu e foi necessário fazer uma sinalização para manutenção com objetivo de evitar outros acidentes. Além disso, muitas causas e comércios do local registraram perdas materiais devidos a inundação.
Chuva deixa rastros de destruição em Mimoso do Sul, no ES
Não sei mais o que fazer’, diz prefeito
Prefeito chora e fala sobre desespero em Mimoso do Sul após chuva forte no ES
No sábado (23), o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, publicou um vídeo chorando (assista acima) demonstrando a aflição pela situação em que o município capixaba se encontrava após as fortes chuvas.
“Mimoso todo está me ligando. Meu pai está com o barco dele salvando algumas pessoas. As pessoas dizendo que estão morrendo em um lugar, morrendo em outro lugar. Eu não sei mais o que fazer”, disse nas redes sociais.
“Os bombeiros estão nas ruas. Eu tenho que colocar o barco na rua e ajudar as pessoas porque eu não dou conta. Tem mais de 100 ligações no meu telefone que eu não consigo atender”, disse o prefeito, em lágrimas.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Enxurrada arrasta caminhão dos bombeiros em Mimoso do Sul, no ES
Prefeito chora e fala sobre desespero em Mimoso do Sul após chuva forte no ES: ‘Não sei mais o que fazer’
Vítimas das chuvas
Inicialmente, a Defesa Civil estadual contabilizou quatro óbitos na cidade. No entanto, na manhã deste domingo o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que a água já está baixando no município e, com isso, as equipes já estavam conseguindo acessar mais áreas.
“Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos ao longo do dia dia para acessar todas as vítimas”, disse.
Mimoso do Sul , ES
Fernando Madeira
Carros revirados após as chuvas fortes em Mimoso do Sul, ES
Fernando Madeira
A identidade das 14 vítimas da chuva ainda não foram divulgadas. De acordo com Polícia Civil, os corpos estão sendo levados ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.
A corporação informou ainda que duas equipes do Departamento Médico Legal (DML) Vitória foram deslocadas para dar apoio ao SML de Cachoeiro de Itapemirim. Até a publicação desta reportagem, dois corpos já estavam no SML.
Chuva em Mimoso do Sul, ES
Fernando Madeira
Chuva no ES
Animais também são encontrados mortos após fortes chuvas em Mimoso do Sul, ES
Fernando Madeira
Ao todo, 16 pessoas morreram e cerca de 5.736 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) às 11h deste domingo (24).
De acordo com o Boletim, 14 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá.
Na Região Sudeste, o Espírito Santo não foi o único estado atingido pelas chuvas extremas. No Rio de Janeiro oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo