30 de setembro de 2024

Campanhas e promoções movimentam o comércio em Maringá

Como forma de impulsionar as vendas em datas com baixo movimento no comércio local, lojistas apostam em campanhas conjuntas. O comércio varejista cumpre papel importante na economia de Maringá, gerando empregos e renda, além de apoiar o desenvolvimento local. O cenário atual, entretanto, apresenta alguns desafios aos comerciantes locais, como a mudança de comportamento dos consumidores e o aumento das compras online.
Neste contexto, a realização de campanhas sazonais do comércio é a principal estratégia tomada pela Acim, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá, para impulsionar as vendas no comércio local.

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Campanhas do comércio maringaense
Além das datas tradicionais, como o dia das mães e o natal, o calendário do comércio em Maringá é marcado por três campanhas extras, que garantem o aumento de vendas em meses em que o comércio de rua tradicionalmente enfrenta dificuldades: a Maringá Liquida (realizada em duas edições anuais), a feira Mega Outlet e a Black Friday Maringá.
Maringá Liquida
Com sua última edição realizada em setembro, a Maringá Liquida é uma campanha do comércio de rua marcada por ofertas especiais e por uma promoção compartilhada entre todas as empresas participantes. Ao realizar compras em valor igual ou superior a R$ 100 (cem reais) nas lojas identificadas, os consumidores ganham a oportunidade de concorrer a prêmios.
A estratégia é organizada pela Acim, que define datas, plano de divulgação, registro da campanha e gestão da entrega de prêmios.
Normalmente, a campanha acontece em uma semana do primeiro semestre (março ou abril) e uma semana do segundo semestre (agosto ou setembro).
Mega Outlet
Tradicional no comércio de Maringá, o Mega Outlet – que antigamente recebia o nome de Feira Ponta de Estoque – acumula mais de 30 edições. Realizado anualmente no mês de julho no Parque de Exposições de Maringá, o evento reúne lojistas que oferecem promoções atrativas em um único lugar, o que costuma atrair mais de 200 mil consumidores ao longo dos 4 dias de feira.
Realizada em momento chave, a campanha ajuda os lojistas a movimentarem seus estoques em época de mudança de estação.
Black Friday Maringá
A Black Friday é uma campanha com origem na tradição dos Estados Unidos e que chegou ao Brasil principalmente pela influência das lojas online.
Percebendo a movimentação dos consumidores na data, os comerciantes de Maringá resolveram replicar a campanha no comércio local, contando com o apoio da Acim e do Sivamar (o sindicato dos lojistas do comércio da cidade) que em parceria com a Badalo Agência criaram uma identidade única para a campanha à título de fomentar o consumo, por meio de publicidade em diversos meios, incluindo forte apelo junto aos influenciadores digitais.
Thiago Ramalho, vice-presidente de assuntos de comércio da Acim, destaca que “a campanha da Black Friday, com incentivo da Acim, busca fortalecer o comércio local, oferecendo uma alternativa às grandes plataformas de e-commerce. O objetivo principal é incentivar os consumidores a visitarem lojas físicas, destacando vantagens como atendimento personalizado e disponibilidade dos produtos. Com uma campanha promocional direcionada, a Acim pretende valorizar o comércio de Maringá.”
Thiago Ramalho, vice-presidente de assuntos de comércio da Acim
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Garantindo o sucesso em campanhas sazonais
Segundo Paulo Yanko, publicitário e gerente de Comunicação e Marketing da Associação Comercial de Maringá, “o planejamento é a alma de qualquer campanha de marketing.”
Em meio às suas indicações, o profissional pontua: “É fundamental definirmos objetivos claros e mensuráveis, como ‘aumentar as vendas’ ou ‘fidelizar clientes’. Com base nesses objetivos, o comerciante pode selecionar os produtos mais adequados para a campanha e traçar estratégias de marketing eficazes.”
Além de aderir às campanhas, os comerciantes precisam dar atenção ao atendimento ao cliente, já que o fluxo de pessoas costuma aumentar nestas datas. “Um bom atendimento ao cliente e uma experiência positiva são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha. É a partir da experiência proporcionada que o cliente pode se tornar um frequentador assíduo. Então, é importante oferecer um atendimento de qualidade aos consumidores, estando pronto para responder dúvidas, oferecer variedade e criar uma experiência memorável. Um bom atendimento ao cliente pode fidelizar os consumidores e gerar resultados positivos a longo prazo.
Aos interessados em participar, as informações sobre cada campanha são divulgadas pela Acim em seus canais oficiais, como redes sociais e no site www.acim.com.br.

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