29 de setembro de 2024

Pelo segundo dia consecutivo, termômetros registram as maiores temperaturas de 2024 em cidades do Oeste Paulista

Presidente Prudente (SP) superou a máxima registrada, com 40ºC. Oeste Paulista supera a maior marca de alta temperatura nesta quinta-feira (26)
Júlia Guimarães/g1
Pelo segundo dia consecutivo, a região de Presidente Prudente (SP) registrou, nesta quinta-feira (26), a temperatura mais alta de 2024. O registro ocorreu às 12h, conforme apontou o climatologista Vagner Camarini ao g1.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O climatologista listou as cidades que atingiram as temperaturas mais altas:
Adamantina (SP): a máxima foi de 39,9ºC;
Dracena (SP): a máxima foi de 39,3ºC;
Iepê (SP): a máxima foi de 40,9ºC;
Rancharia (SP): a máxima foi de 39,4ºC; e
Presidente Prudente: a máxima foi de 40ºC.
Ainda conforme Camarini, o que auxilia no aumento das temperaturas é a fumaça, que está bloqueando a incidência da radiação solar.
Oeste Paulista supera a maior marca de alta temperatura nesta quinta-feira (26)
Júlia Guimarães/g1
Segundo o climatologista, existe a possibilidade de ocorrer pancadas de chuvas isoladas e, com a chegada de uma frente fria, as temperaturas ficarão mais amenas.
“Com a aproximação da frente fria, a pré-frontal aumenta a nebulosidade e a possibilidade de pancadas isoladas, entre a tarde de hoje e amanhã”, pontuou Camarini ao g1.
O climatologista também ressaltou que a temperatura máxima, registrada nesta sexta-feira (27), será próxima de 32ºC. Entretanto, as temperaturas voltam a subir no sábado (28). Além disso, ele pontuou que o fim de semana será quente, com muito sol e poucas nuvens.
VEJA TAMBÉM:
Cidades do Oeste Paulista registram a maior temperatura do ano nesta quarta-feira
Defesa Civil emite alerta de emergência de incêndios na região de Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
Defesa Civil
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, emitiu nesta quinta-feira um alerta para a região de Presidente Prudente sobre o risco de incêndios florestais. O mapa ainda traz a previsão para os próximos seis dias.
A ausência de chuva e a baixa umidade relativa do ar estão entre as justificativas para o risco elevado de incêndios no extremo oeste do Estado de São Paulo, que se classifica no mais grave estágio de risco e é dividido entre:
Baixo (amarelo);
Alto (laranja);
Alerta (vermelho); e
Emergência (roxo).
Conforme o mapa, a região tem o predomínio do estado de emergência, iniciado nesta quinta-feira.
Há previsão de melhora na sexta-feira, quando registra estado de alerta. Entretanto, a situação volta a se agravar no sábado, quando oscila entre “roxo” e “vermelho”.
De domingo (29) até terça-feira (1º), a região volta a marcar estado de emergência.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, o nível roxo de alerta para incêndios florestais refere-se ao nível mais alto de risco utilizado em sistemas de monitoramento ambiental.
“Quando esse nível é ativado, ele indica condições extremas de perigo, com alta probabilidade de ocorrências de incêndios devido a fatores como calor intenso, baixa umidade, ventos fortes e vegetação seca, características de períodos prolongados de estiagem”, finalizou a Defesa Civil.
Oeste Paulista supera a maior marca de alta temperatura nesta quinta-feira (26)
Júlia Guimarães/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias