28 de setembro de 2024

Debate para prefeito de Sumaré tem como foco hospital, terminais, bilhete único e combate a enchentes

Debate contou com transmissão em pool no g1, CBN e acidade on nesta quinta-feira (26). Reveja confronto de ideias. Candidatos à Prefeitura de Sumaré a postos para o debate
Marcelo Gaudio/g1
O debate promovido pelo g1 em parceria com a CBN Campinas e o portal acidade on entre candidatos à Prefeitura de Sumaré (SP), nesta quinta-feira (26), foi marcado por questões relacionadas com as construções de um hospital municipal e de terminais para integrar o transporte público, a adoção do bilhete único e combate a enchentes.
O g1 convidou para o debate os cinco candidatos oficializados na Justiça Eleitoral após as convenções partidárias em Sumaré.
O confronto de ideias reuniu quatro candidatos: Ana Cleia Meneguetti (Federação Rede – Psol), Eder Dalben (Cidadania), Toninho Mineiro (Mobiliza) e Willian Souza (PT).
Henrique do Paraíso (Republicanos) justificou a ausência por um compromisso partidário com o governador de São Paulo.
Acompanhe a cobertura completa das eleições no g1 Campinas e região
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Veja todos os vídeos:
Saúde
Tema mais votado pela população de Sumaré em enquente no g1, a Saúde foi o assunto mais debatido entre os quatro presentes, sendo a construção de um hospital municipal, que a cidade não tem, uma proposta recorrente.
Apesar da necessidade, houve confronto de ideias sobre outras ações, como estruturação de unidades básicas, e soluções para diminuir filas em diferentes especialidades médicas, tanto de consultas, exames e procedimentos.
Mobilidade urbana
A questão do transporte público foi abordada em duas principais vertentes: a da necessidade de construção de terminais para integrar diferentes regiões de Sumaré, e da adoção do bilhete único, como forma de diminuir os custos para os usuários.
Entre os candidatos, houve propostas pela troca ou atualização da frota, pensando em ampliar a acessibilidade, e também pela gratuidade do transporte público como plano de governo.
O recape de ruas e avenidas da cidade, a construção de ciclovias e motofaixas, além de espaços para motoboys, também foram destacados pelos candidatos presentes.
Enchentes
O problema recorrente de enchentes em bairros próximos aos ribeirões Quilombo e Tijuco Preto também foi abordado no debate, e os candidatos divergiram sobre algumas ações, entre adoção de piscinões, obras de contenção e ações de limpeza nos mananciais.
Houve ainda propostas para revisões e ações de fiscalização da concessionária que administra o serviço de água e esgoto de Sumaré, mas também sobre a possibilidade de rompimento e retomada do serviço pelo poder público.
Considerações finais
Ana Cleia Meneguetti (Federação Rede – Psol) – Gostaria de agradecer esse espaço democrático, uma pena que o candidato Henrique não esteja presente porque é a população que perde com isso. Eu prezo na política que as nossas ações têm que ser condizentes com a nossa prática e a falta de estar aqui para poder debater conosco e falar sobre essa prática, diz que ele realmente não merece o seu voto. Eu sou uma mulher, mãe de cinco filhos, me preparei durante uma vida para estar aqui, criei meus filhos junto com a família, estudei, me preparei e hoje estou aqui capacitada. Me sinto uma mulher representando tantas outras, tantas outras Anas, Marias, Joanas, mães, avós, meninas e estou aqui para trazer a mulher para esse espaço de participação popular, para esse espaço de participação político, para esse espaço de poder, porque a gente quer um poder, mas eu quero um poder de serviço, eu quero um poder de servir a população e vou fazer o meu melhora. Contem comigo, Ana Cleia, 18.
Toninho Mineiro (Mobiliza) – Minha população amada do Sumaré, quero dizer para vocês que vocês deu para entender aqui no debate, que nós somos a única alternativa de mudança, que as perguntas aqui no debate deu para entender como que funciona. Então, realmente gostaria de pedir para vocês essa oportunidade de poder administrar essa cidade, estou totalmente preparado. Como colocou aqui do meu lado, que eu tenho cinco mandatos de vereador, realmente me orgulho de ter cinco mandatos de vereador e disputar todos os mandatos de vereador e ganhar, porque nós temos um compromisso com a população do Sumaré e esses compromissos vão honrar ele, que é, sem sombra de dúvida, devolver para vocês o que é direito de vocês. Como eu disse agora, o dinheiro não brota do pé da árvore e nem cai do céu, sai do bolso contribuinte. E, diante disso, nós vamos conseguir, sim, construir hospitais, como é que falamos, vamos conseguir o teu bilhete único e vamos conseguir o teu Poupatempo. Conto com vocês no dia 6 de outubro, 33, Toninho Mineiro, prefeito.
Eder Dalben (Cidadania) – Quero agradecer a Deus, sempre em primeiro lugar, a Thayla, ao Paulo Brasileiro por dar essa oportunidade, em nome de toda a equipe, dar essa oportunidade para a gente estar aqui dialogando e falando com a população, ao Luiz Dalben, nosso prefeito municipal, que nos apoia nessa candidatura, ao deputado Dirceu Dalben, que também nos apoia nessa candidatura, e falar para vocês que eu estive como secretário de serviços, secretário de obras, de governo, de finanças e chefe de gabinete. Vim adquirindo conhecimento durante todo esse período para poder olhar para vocês e falar que eu não fujo da raia, eu vou estar junto com vocês e estou preparado para ser o prefeito de Sumaré. Éder Dalben, 23, vai manter Sumaré no rumo certo, mantendo todas as políticas públicas e todos os projetos que foram implementados a partir de 2017 para a gente. Por isso que eu venho aqui pedir seu voto. É Éder Dalbem 23. Muito obrigado a todos. Que Deus abençoe.
Willian Souza (PT) – Thayla, parabéns pela condução do debate, parabéns a todo o grupo pela democracia e aqui, lamentar mais uma vez, o vice-prefeito não estar presente. Quem não vem para o debate não tem condições de governar uma cidade, mas quero pedir oportunidade ao povo de Sumaré para a gente poder cuidar da nossa cidade com muito respeito. Quero dizer do meu vice, do Décio Marmiroli, foi vereador seis mandatos, empresário, um homem tradicional da cidade, uma pessoa de conduta ilibada, de ficha limpa, que ao meu lado tem andado por toda a cidade e construiu um lindo plano de governo. Na nossa gestão, seremos dois prefeitos, sem disputa de poder, sem ego, mas com muito orgulho de ser sumareense e cuidar de todo o nosso povo. Do centro a periferia, da periferia ao centro, a gente quer mudar a história da vida de Sumaré. Mudar de patamar, cuidar das pessoas com respeito, com ação, com coração. Fazer o hospital, poupa tempo da saúde, escola de tempo integral, tarifa zero e o Minha Casa Minha Vida. Dá oportunidade para mim e para o Décio para a gente governar essa cidade junto. Vote Willian e Décio, vote 13.
Reveja os 5 blocos do debate:
1º bloco
Confira o 1º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Sumaré
2º bloco
Confira o 2º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Sumaré
3º bloco
Confira o 3º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Sumaré
4º bloco
Confira o 4º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Sumaré
5º bloco
Confira o 5º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Sumaré
As regras do debate foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos. Ele foi dividido em 5 blocos:
Bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
Bloco com jornalistas: jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam;
Bloco tema único: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1;
Bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
Bloco tema único e considerações finais: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1. Ao final, cada candidato teve 1 minuto para considerações finais.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias