27 de setembro de 2024

Onda de calor: Cidades do Vale e região bragantina quebram novo recorde e registram dia mais quente de 2024

Taubaté, Bragança Paulista, Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga bateram o recorde de calor neste ano na região. Os termômetros chegaram a 36,5ºC. Imagem de arquivo – Calor no Vale do Paraíba.
Claudio Capucho/Prefeitura de São José dos Campos

O Vale do Paraíba e região tiveram mais um dia de calor e tempo seco. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos quatro cidades da região bateram novos recordes de calor e registraram o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (26).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os dados reúnem as temperaturas onde o Inmet possui estações meteorológicas. Na região, as estações estão localizadas em Taubaté, Bragança Paulista, São Luiz do Paraitinga, Campos do Jordão e Cachoeira Paulista. Nas quatro primeiras houve o recorde nesta quinta-feira.
Em Taubaté, o termômetro do Inmet marcou 36,5°C. A temperatura foi a maior do ano, superando os 36,1°C que foram registrados ontem, na quarta-feira (25). A umidade relativa do ar foi baixa, de 16%, clima semelhante ao do deserto do Saara, na África.
Pelo terceiro dia seguido, Bragança Paulista e São Luiz do Paraitinga bateram recorde de calor. Na maior cidade da região bragantina, os termômetros marcaram 35,5°C. O recorde anterior era de 35,4°C. A umidade também foi de clima desértico, na casa dos 18%.
Já em São Luiz, o recorde anterior, que era de 34,3°C, foi superado pelos 34,9°C registrados nesta quinta-feira. A umidade na cidade também foi de 18%.
Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, cidade mais alta do país, marcou 28,7ºC nesta quinta-feira, superando o índice registrado de 28,2ºC, que foi marcado no início de de setembro. A umidade na cidade também ficou crítica, em 23%.
Somente a estação de Cachoeira Paulista não bateu recorde. A cidade marcou 36,4ºC de máxima nesta quinta-feira, mas o recorde do ano é 36,7ºC, valor que foi registrado em março.
Alívio no sábado
Segundo os meteorologistas, uma frente fria se aproxima e deve derrubar as temperaturas no sábado (27). Apesar disso, a condição vai durar pouco e a próxima semana também será de calor forte.
“De sexta para sábado tem previsão de uma frente fria, que vai derrubar um pouco as temperaturas. Chove no Litoral Norte, mas de forma fraca ou moderada; no Vale do Paraíba chove só em algumas cidades. Em São José, por exemplo, de 35°C a 37°C registrados durante a semana vai cair de 25°C a 20°C”, afirma o meteorologista Giovani Dolif, do Cemaden.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias