11 de janeiro de 2025

Testemunha plantada, troca de investigadores e obstrução: entenda motivos que atrasaram a resolução do caso Marielle

Fantástico mostra como um crime cometido em 2018 e que gerou repercussão mundial sofreu com interferências para impedir a elucidação. Testemunha plantada, troca de investigadores e obstrução: entenda motivos que atrasaram a resolução do caso Marielle
Reprodução / Fantástico
Um crime bárbaro em 2018, no Centro do Rio de Janeiro, praticamente ao lado da prefeitura da cidade e que teve uma investigação longa e cheia de idas e vindas. O Fantástico deste domingo (24) mostra como foi a investigação da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, que culminou com a prisão dos mandantes do crime e um ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
“A Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro tem a competência e a credibilidade de dar uma resposta necessária suficiente a esse crime”, disse Rivaldo Barbosa na época do crime. Ele assumiu a chefia da Polícia Civil um dia antes do atentado e foi preso pela Polícia Federal neste domingo (24).
No vídeo acima, você vai ver como o assassinato de uma vereadora conhecida somente no Rio ganhou repercussão nacional e internacional. De 2018 até agora, foram diversas reviravoltas no caso e uma pergunta persistiu: “Quem mandou matar Marielle Franco?”.
Os mandados de prisão cumpridos neste domingo jogam luz sobre os personagens que participaram da trama. São eles:
Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ);
Chiquinho Brazão, deputado federal;
Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro;
A cronologia das investigações mostra como pistas falsas deixaram a polícia em descrédito e que, mesmo quando os indícios pareciam levar para os autores do crime, uma testemunha plantada levou a apuração para outro lado. Além dos mandantes, o inquérito revela o jogo de forças que ajudou a resposta à pergunta feita por mais de 6 anos. Veja a reportagem completa no vídeo acima.
LEIA TAMBÉM:

Morte de Marielle foi idealizada por Domingos e Chiquinho Brazão e meticulosamente planejada por Rivaldo Barbosa, diz PF
Quem são os suspeitos de mandar matar Marielle
Quem são os outros alvos da operação contra os supostos mandantes da morte de Marielle
PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias