27 de setembro de 2024

Rolê nas Gerais comemora 5 anos com retrospectiva de momentos históricos

O programa será apresentado direto dos estúdios pelos repórteres Renata do Carmo e Zu Moreira O programa será apresentado direto dos estúdios pelos repórteres Renata do Carmo e Zu Moreira
TV Globo Minas/Divulgação
O Rolê nas Gerais completa neste mês cinco anos e quem ganha o presente é o público. Para celebrar a data, o Rolê exibe neste sábado (28), a partir das 15h15, depois do Terra de Minas, uma retrospectiva com um compilado de momentos das cincos temporadas.
O programa de aniversário foi gravado pelos apresentadores Renata do Carmo e Zu Moreira nos estúdios da Globo Minas e foi dividido em seis temas: Empreendedorismo, Cuidado Social e Ambiental, Diversidade e Inclusão, Educação e Esporte, Manifestações e Movimentos Culturais e Personalidades.
Nesses cinco anos, foram mais de 200 programas exibidos e centenas de histórias e lugares visitados.
Entre as personalidades que marcam presença na retrospectiva destaques para a ginasta Rebeca Andrade, a ex-BBB Natália Deodato, o rapper Dexter, o DJ Vhoor, o sambista Fabinho do Terreiro, OsGemeos, entre outros.
O Rolê também revisitou alguns personagens para saber como estão hoje.
Revolução na TV
O Rolê é um programa da Rede Globo Minas que vem revolucionando a TV aberta, por amplificar a voz das periferias e aglomerados da região metropolitana de Belo Horizonte.
A proposta do programa se mantém: contar histórias sobre o cotidiano das pessoas nas comunidades e mostrar a cultura potente nessas regiões, mas que nem sempre tem espaço para romper as fronteiras para além de seus territórios.
Prêmios
Em cinco anos, o Rolê nas Gerais já conquistou audiência do público de todas as idades e classes sociais. E também o reconhecimento da crítica. A edição especial “As faces do racismo” recebeu, em 2020, menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado um dos mais importantes do jornalismo.
Em 2022, o programa foi agraciado na categoria “Qualidade da Cidadania” da oitava edição do Prêmio José Costa, criado em 2007, por meio de uma parceria entre o jornal Diário do Comércio e a Fundação Dom Cabral (FDC). A premiação reconhece empresas e iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.
Em 2023, mais um reconhecimento. O Rolê nas Gerais foi o vencedor na categoria vídeo da etapa mineira da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem “Marketing da Periferia”. Neste ano, o Rolê levou a segundo lugar, com o tema Serviços da Periferia, na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
O programa ainda é tema de monografias de faculdades de comunicação pelo formato inovador, de contar histórias com o mínimo de intervenção dos apresentadores. E, sim, pelas narrativas próprias de seus personagens.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias