Exames devem ser previamente agendadas nas unidades de saúde e vão contemplar mulheres de 50 a 69 anos. Outubro Rosa é o nome dado ao mês como parte de uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama
Getty Images via BBC
O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Governador Valadares, vai realizar durante todo o mês de outubro, exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que incentiva e reforça a importância da detecção precoce do câncer de mama, reduzindo, assim, a mortalidade feminina.
Os exames serão feitos nos períodos de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas, no segundo andar do prédio onde funcionava a Policlínica na Rua São João, 344, Centro.
A expectativa é de que sejam realizadas aproximadamente 70 mamografias por dia.
As interessadas devem procurar a unidade de saúde de sua área de abrangência para agendar o exame. É preciso se enquadrar na faixa etária e não ter mamografia anterior com data inferior há um ano, uma vez que se trata de um exame de controle anual.
Para conseguir realizar o exame é preciso levar cópias da identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência, bem como exames anteriores.
Mamografias em números
Dados do CEAE apontam que no período de janeiro a 25 de setembro deste ano já foram realizadas 4.251 mamografias em Valadares.
Ao longo de 2023, foram 5.300 no total. A coordenadora do CEAE, Thalita Coelho Monteiro, explica como se dá o trabalho realizado pela equipe do Centro em casos suspeitos de câncer de mama.
“O CEAE é referência no Município quanto ao câncer de mama. Portanto, toda mulher com nódulo ou exame suspeito, é encaminhada aqui para o serviço, onde é feito o diagnóstico, através de exames complementares. Quando se confirma o câncer, nós também oferecemos todo o suporte, acolhimento e apoio para o tratamento desta paciente”, afirma ela.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.