29 de setembro de 2024

‘Goiá’: o poeta que conquistou a cidade grande cantando a vida e a saudade do interior teve especial na TV Integração

No programa exibido originalmente em 2011 em homenagem ao compositor nascido em Coromandel, repórteres refizeram os passos do poeta em busca de histórias e de amigos que relembraram passagens de Goiá. O especial fica disponível gratuitamente no streaming Globoplay através do Memória TV Integração. Gérson Coutinho da Silva, o Goiá, foi um compositor e poeta nascido Coromandel, no Alto Paranaíba.
Arquivo/ TV Integração
Uma viagem com várias paradas, mas com um ponto de partida nas terras mineiras, terras capazes de mexer com as lembranças de um poeta que cantou: “Saudades da minha terra”. Nesse percurso pela poesia sertaneja a TV Integração fez uma série especial no MG1 sobre Goiá, apelido de Gerson Coutinho da Silva, nascido em Coromandel, no Alto Paranaíba.
Dando continuidade ao projeto Memória, a TV Integração disponibiliza o especial gratuitamente no streaming Globoplay a partir deste sábado (28).
A série Goiá contou a vida do cantor e autor sertanejo que viveu também em Goiânia e foi para São Paulo em busca do sonho de gravar um disco. Os repórteres da série refizeram os passos do poeta em busca de histórias e de amigos que contaram e relembraram passagens do artista.
Especial da TV Integração contou a trajetória do poeta mineiro que conquistou o público paulistano.
Arquivo/ TV Integração
No centro de São Paulo a repórter Akemi Duarte gravou: “foi bem aqui no coração de São Paulo que o compositor mineiro se consagrou. Mais que escrever bem e relembrar em versos a vida e a saudade do povo do interior, Goiá mudou o discurso da música sertaneja”.
A letra da música é uma autobiografia de um mineiro que sentia saudades do interior.
Goiá teve passagens ainda por Uberaba, onde morreu hospitalizado. Ele foi enterrado em Coromandel em 21 de janeiro de 1981.
O gerente de jornalismo de Uberaba, na época, Luiz Humberto França falou como foi a produção.
“Antes de tudo foi realizada uma extensa pesquisa, mobilizando historiadores, estudiosos, familiares e amigos de Goiá para conseguir informações e imagens antigas. A partir daí, foi montada toda uma operação com agendamentos e logísticas das viagens. Com o material pronto outra maratona teve inicio: a edição final, que ficou na responsabilidade de Ticiano Dagrava.”
Foram cinco reportagens gravadas em Coromandel, Patos de Minas, Goiânia, São Paulo, Uberaba e Uberlândia, em janeiro de 2011.
Três matérias foram produzidas e editadas pela equipe de Jornalismo da TV Integração de Uberaba. Outras duas reportagens pela equipe de Uberlândia.
Assista ‘Goiá’
Memória TV Integração – Goiá
Ficha técnica
Tempo de vídeo: 33 minutos
Ano de veiculação: 2011
Créditos: Akemi Duarte, Paulo Barbosa e Fernanda Vieira (reportagem); Leander Oliveira, Jonathan Santos, Emílio Braga e Cedoc Globo São Paulo (imagens); Bruno Maffei, Walterson Ribeiro, Alex Garrido e Ticiano Dagrava (edição); Luiz Humberto França (gerente de jornalismo de Uberaba); e Paulo Eduardo Vieira (diretor de jornalismo).
Pesquisa Cedoc: Francisca Rocha.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias