7 de janeiro de 2025

Diagnosticada na mesma época da princesa Kate, Fabiana Justus diz como foi contar aos filhos sobre o câncer: ‘Só falei que eu estava precisando ficar mais forte’

Princesa de Gales divulgou que descobriu estar com câncer após fazer uma cirurgia no início do ano. Diagnosticada na mesma época da princesa Kate, Fabiana Justus diz como foi contar aos filhos sobre o câncer: ‘Só falei que eu estava precisando ficar mais forte’
Na última sexta-feira (22), a princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou que está em tratamento contra um câncer. No vídeo, Kate, diz que passou os últimos dois meses sem fazer aparições públicas e mencionou que precisou deste tempo para explicar tudo aos três filhos. A situação da princesa é vivida por várias outras mulheres no mundo inteiro.
É o caso de Fabiana Justus, que tem 37 anos e também tem três filhos. Quando recebeu o diagnóstico em janeiro deste ano, as duas filhas gêmeas ainda não tinham completado 5 anos. O filho mais novo, que ela ainda estava amamentando, tinha apenas 5 meses.
“Assim, na hora, eu nem conseguia raciocinar direito, né? Estava chorando e eu falava assim para o médico, eu tenho três filhos, eu tenho três filhos”, lembra.
Fabiana foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, um tipo de câncer que exige longos períodos de isolamento por conta da baixa imunidade do organismo. Na primeira fase do tratamento, ela ficou 34 dias internada. E, depois de 22 dias em casa, retornou esta semana para mais um período de isolamento.
Fabiana lembra como foi contar para os filhos que estava doente: “Eu só falei que eu estava precisando ficar mais forte e que eu precisava da ajuda de um remedinho que só podia tomar no hospital. Hoje eu falo para elas que meus soldadinhos de defesa estão fraquinhos e que eles precisam de ajuda para ficar fortes”.
“Eu falei para elas que se caísse meu cabelo, significa que o remédio está dando certo. Tentei pintar de uma forma positiva e aí elas falaram: ‘aí que bom que caiu, então quer dizer que está dando certo'”, completa.
A notícia de que Kate está doente impactou Fabiana, que compartilha uma série de coincidências com a princesa:
“Eu fiquei muito tocada, porque eu lembro muito bem, quase 13 anos atrás, porque eu casei em 9 de abril e ela casou em 29 de abril de 2011. E aí eu lembro de acordar para ver o casamento dela, aquela coisa e tal. E aí, hoje, com três filhos cada uma, 13 anos depois, ela recebeu o diagnóstico de câncer no mesmo mês que eu recebi o meu”, relata.
Vivendo a doença com o público
No vídeo, Kate conta que descobriu ter câncer após passar por uma grande cirurgia abdominal e realizar exames pós-operatórios. A princesa de Gales pediu ainda por privacidade enquanto completa o seu tratamento.
A decisão é diferente da tomada por Fabiana, que decidiu compartilhar o processo nas redes sociais. Para ela, o suporte dos seguidores que acompanham a sua rotina no hospital tem lhe dado força. Um desses momentos foi quando postou uma música do Diogo Nogueira, “Clareou”.
“E aí começou uma corrente dos seguidores, todos, assim, não consigo nem te explicar quanta gente começou a pôr essa música nos stories, principalmente em algum momento especial do dia deles, pondo essa música e me marcando. E aí o próprio Diogo Nogueira ficou sabendo e ele cantou para mim no story dele”, diz.
A atriz Heloisa Périssé, hoje curada de um câncer nas glândulas salivares, conta que quando recebeu a notícia, há 5 anos, abriu mão da sua privacidade.
“É um momento em que nós estamos muito fragilizadas. Então eu acho que quando alguém está atravessando essa estrada e ela vem, e ela se coloca, pode ser um serviço no sentido de ajudar muitas pessoas a falar: ‘bom, ela passou por isso e ela atravessou, então isso está ao meu alcance’. É como diz um amigo meu, câncer não é um ponto, é uma vírgula”, diz.
Medo da palavra
Quanto mais a doença é comentada, mais ela vai se tornando comum e é disseminada a ideia de que ter câncer não é motivo de vergonha ou preconceito, explica Coutinho Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia.
“A gente precisa desmistificar isso, é uma das doenças mais frequentes hoje, atrás somente das cardiovasculares”.
Além disso, segundo Araújo, ser diagnosticado com câncer não é mais uma sentença de morte.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias