29 de setembro de 2024

Baixada em Pauta #201: Cenário político da região é debatido antes das eleições

O jornalista Rafael Motta e a historiadora e cientista política Clara Versiani foram os convidados do podcast, onde analisaram o momento político, os debates e as campanhas, além de oferecer avaliações sobre o cenário na Baixada Santista. Eles também discutiram propostas, posturas e pesquisas, proporcionando uma visão abrangente das dinâmicas locais. Baixada em Pauta: Cenário político da região é debatido antes das eleições
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O podcast Baixada em Pauta recebeu o jornalista Rafael Motta e a historiadora e cientista política Clara Versiani para discutir o atual cenário político da Baixada Santista. Durante a conversa, foram abordados temas como as dinâmicas das campanhas eleitorais, a influência das redes sociais e a importância das alianças políticas.
O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo, em 6 de outubro.
Clara Versiani comentou sobre o papel das redes sociais na propagação de informações e desinformações, destacando como escândalos e intrigas sempre chamaram a atenção do público.
“Hoje, o que chamamos de fake news tem raízes profundas nesse contexto. Agora, estamos falando de um movimento [web] que é muito maior, pois envolve milhões de pessoas que recebem essas informações, alimentadas nas diferenças, e que, por sua vez, recebem a desinformação”, apontou Clara.
A cientista política observou que esses fenômenos não são novos e que as relações políticas locais são fundamentais para entender o contexto eleitoral. A historiadora também enfatizou a importância das lideranças políticas nas cidades menores, onde as alianças são essenciais para manter o equilíbrio de poder.
Baixada em Pauta: Os jornalistas Matheus Müller (à frente) e Luiz Linna (de preto) receberam o jornalista Rafael Motta e a historiadora e cientista política Clara Versiani para debater eleições e o cenário político na região
g1 Santos
Rafael Motta, por sua vez, falou sobre o financiamento das campanhas eleitorais e como o fortalecimento das bancadas na Câmara dos Deputados impacta os recursos disponíveis para os partidos.
“Quanto maiores as bancadas dos partidos ou federações, mais dinheiro eles têm, tanto para o fundo partidário quanto para o desenvolvimento das atividades cotidianas do partido e para o financiamento de campanhas. Parte desse dinheiro acaba sendo utilizado de forma a privilegiar alguns candidatos”, disse Motta.
Ele ressaltou que os eleitores devem prestar atenção no voto para vereador, pois esses representantes têm um papel importante na fiscalização do Executivo e na proposição de iniciativas que beneficiem a comunidade. Rafael encorajou os cidadãos a conhecer melhor os candidatos e suas propostas.
A discussão no Baixada em Pauta destacou a relevância da participação consciente dos eleitores nas próximas eleições, refletindo sobre a importância de escolhas informadas para o futuro da região.
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Mais Notícias