29 de setembro de 2024

Retratos da Região: Turismo e desemprego são desafios em Itariri, SP, que terá estreante na prefeitura

Economia da cidade é movida pela produção de banana. Itariri, no Vale do Ribeira
Carlos Abelha/TV Tribuna
A cidade de Itariri, no interior de São Paulo, tem enfrentado problemas com o turismo, poucas opções de lazer e com o desemprego, de acordo com a população. Esses, portanto, são alguns dos desafios que deverão ser encarados pelo próximo gestor da cidade.
Ao todo, são quatro candidatos a prefeito, sendo que nenhum deles exerceu o cargo de chefe do executivo ainda.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Itariri é um nome de origem indígena que significa pedras miúdas. O município, que fica às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, tem 15.528 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de banana domina a economia da cidade, ela representa 97% da receita, segundo levantamento da Fundação Seade.
A cidade tem um parque público para crianças pequenas, mas os adolescentes sentem falta de opções de lazer. “Mais parquinho para a gente poder se divertir um pouco, brincar na rua. Aqui tem [parque], mas é só para criança pequena né? E a gente não pode entrar”, disse Rakelly, de 12 anos.
O estudante Thiago Henrique Isídio da Silva também pede um espaço de lazer com quadra poliesportiva. “Não tem uma [quadra] pública”, disse em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Desemprego
Turismo e desemprego são desafios em Itariri, SP, que terá estreante na prefeitura
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
A dona de casa Daniela Santos Silva afirmou que é muito difícil conseguir trabalho em Itariri. “Estou desempregada. Sou do lar só, aqui não tem trabalho, já procurei, mas não achei”.
Ela não é a única a reclamar do desemprego. Pela cidade, a queixa é a mesma e há até quem esteja deixando o município. “Estou desempregada, faço faxina quando aparece. Estou indo para Praia Grande por causa da minha filha, [que] lá [vai] para poder trabalhar”, disse Valdiceia Cristiane Costa Almeida.
Ela acrescentou: “Aqui não está dando mais. Estou passando necessidade. Tem muita gente que faz artesanato aqui, [mas] não vende nada porque turista não vem, porque não tem investimento […] aqui tem uns lugares lindos”.
Turismo
Itariri (SP) tem mais de 15 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
Mesmo com o turismo relacionado à natureza, que é um ponto forte em Itariri, os moradores relatam que não há infraestrutura desejada para atrair turistas, o que acaba atrapalhando na geração de empregos. Além disso, são poucas as placas que ajudam os visitantes a se localizaram na cidade.
O feirante José Ribeiro da Silva Filho disse que a cidade recebeu recurso financeiro para as placas, mas que é necessário um departamento que direcione as pessoas ao local certo. “Para quem gosta, curte e é amante da natureza [Itariri] é um paraíso”.
Nascido em Itariri, o tripulante de navio de cruzeiro Thiago Tadeu Silva de Almeida Prado passa seis meses do ano em alto-mar há 13 anos. Ele e a esposa, que exerce a mesma função, tentam empreender na zona rural da cidade.
“O turismo do qual eu venho, de onde eu trabalho, é um turismo que a infraestrutura é impecável. Os frutos vêm do trabalho, então a gente cuida do cliente e as coisas acontecem a partir disso. Aqui a gente não tem esse cuidado ainda”, disse Thiago.
Turismo e desemprego são desafios em Itariri, SP, que terá estreante na prefeitura
Rodrigo Nardelli/g1
Para ele, é necessário desenvolver as pessoas. “A estrutura nossa é muito precária, só que é um turismo diferente, aqui é um ecoturismo. Então as pessoas que vem visitar aqui, que saem de São Paulo, de Curitiba, […] elas talvez não queiram ver um belo asfalto, uma bela casa onde vão se hospedar, mas precisamos ter o básico”.
Thiago disse que no turismo em que ele trabalha são importadas as melhores pessoas do mundo inteiro para exercerem as atividades. “Talvez seja hora da gente se profissionalizar, sabe? Uma forma que o governo poderia nos ajudar seria capacitando as pessoas, mostrando a elas o quão importante é elas estarem aqui”.
Eleições
Itariri conta com quatro candidatos a prefeito: Alvaro Rocha (PSD), Britto (União), Carlos Rocha (PL) e Dr. Robson (PT), sendo que nenhum deles já exerceu o cargo de chefe do executivo ainda.
Alvaro Martins Rocha concorreu ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2020, onde ficou como suplente. Conforme apurado pelo g1, ele é filho de João Rocha – que já foi prefeito da cidade.
Marcelo Britto também concorreu ao cargo de prefeito na eleição anterior, mas não se elegeu. Além disso, pleiteou uma vaga como vereador em 2016, ocasião em que foi eleito.
Carlos Rocha Ribeiro tenta se eleger como prefeito pela terceira vez. As outras tentativas foram nas eleições de 2020 e 2012. Em 2016 e 2008, tentou ser vereador, sendo eleito nas duas ocasiões.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta é a primeira vez que Robson José Dias concorre a um cargo na política.
Já na disputa pela Câmara Municipal, são 115 candidatos. Todos os detalhes sobre os candidatos podem ser consultados clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias