30 de setembro de 2024

Ao NE1, Dani Portela propõe uso de inteligência artificial na saúde e ampliação do passe livre

Entrevista gravada com a candidata do PSOL à prefeitura do Recife foi exibida no NE1 deste sábado (28). Dani Portela (Psol) é entrevistada no NE1
A candidata do PSOL à prefeitura do Recife, Dani Portela, defendeu o uso de inteligência artificial para agilizar o atendimento na saúde na cidade. No transporte, ela afirmou que, se for eleita, vai ampliar a cobertura do passe livre para mais moradores (veja vídeo acima).
Ela foi ouvida na série de entrevistas do NE1 com os postulantes ao comando da capital pernambucana. Os três candidatos que tiveram ao menos 5% na última pesquisa eleitoral do Datafolha foram entrevistados ao vivo pelos jornalistas Márcio Bonfim e Gustavo Ferreira. Os demais tiveram entrevistas de dois minutos gravadas, publicadas neste sábado (28).
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“Nós precisamos chamar a empresa de tecnologia da prefeitura para informatizar o acesso, para agilizar. Porque tem famílias, por exemplo, de crianças autistas, que chegam a levar três a quatro anos para conseguir um laudo. E depois, sai do laudo com muitos encaminhamentos para terapia, e há uma dificuldade muito grande de acessar, assim como exames e medicamentos. Então, a gente pretende utilizar a inteligência artificial, para que a gente identifique onde estão os principais problemas, ampliar o atendimento, para que a saúde chegue onde ela precisa chegar, a quem mais precisa”, afirmou.
A candidata disse, ainda, que é preciso redobrar a atenção para com as áreas do Recife que fazem limites com outros municípios e que, segundo ela, ficam sem cobertura de saúde.
“Na saúde, há uma necessidade muito grande de cobrir as áreas que hoje não são atendidas, as chamadas áreas descobertas, que estão nos limites entre os municípios. Recife faz limite com várias cidades circunvizinhas, e algumas áreas ficam completamente descobertas de vários serviços, dentre eles a saúde”, explicou.
Quando perguntada sobre a proposta de ampliar o passe livre na cidade para a faixa etária de 15 a 29 anos, Dani Portela afirmou que, se eleita, faria um novo formato de cálculo da tarifa do transporte.
“Hoje, o custo é por pessoa, então quanto mais lotado, mais lucrativo. A gente tem como calcular por viagem. Só assim, a gente vai ter um transporte realmente público prestando um melhor serviço para a população”, completou.
Candidata do PSOL foi entrevistada no NE1
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias