29 de setembro de 2024

Robson Magela quer construir Hospital Municipal com UTI neonatal, mais moradias populares e fala em zerar fila de creches em Araxá

Candidato do Cidadania à Prefeitura de Araxá foi o sexto a participar da série de entrevistas do MG1. MG1 entrevista Robson Magela, candidato à Prefeitura de Araxá
O candidato à Prefeitura de Araxá pelo Cidadania , Robson Magela, disse neste sábado (28) ao MG1 que a construção do Hospital Municipal, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal deve ser iniciada em 2025.
“Assim que assumi, o sonho era ter uma UTI neonatal para evitar que as mães araxaenses fizessem viagens. Pedi para que a Santa Casa fizesse uma planilha com os custos para a implantação e os custos ficaram em cerca de R$ 6 milhões. Com a viabilidade aprovada, enviei o projeto para a Câmara. Só que no meio do caminho a Santa casa solicitou a reforma de outras áreas, mas não podemos fazer isso. Assim, iniciamos as tratativas para a construção do Hospital Municipal, e lá será colocada a UTI neonatal”, afirmou.
O candidato também falou sobre a continuidade do projeto de salas modulares para zerar a fila por vagas em creches e a construção de moradias populares.
🔔 Acompanhe as notícias das eleições no Triângulo
📲 Receba no WhatsApp notícias do Triângulo e região
✅ Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nas cidades da região
Magela foi o sexto e último candidato a participar de uma série de entrevistas do MG1 com os postulantes ao Executivo de Divinópolis e Araxá.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos.
De 23 a 28 de setembro, a apresentadora do MG1, Ana Tereza Arruda, entrevista os candidatos na seguinte ordem:
segunda-feira (23): Laiz Soares (PSD)
terça-feira (24): Gleidson Azevedo (Novo)
quarta-feira (25): Dr. Zidane (Republicanos)
quinta-feira (26): Eduardo Maia (PV)
sexta-feira (27): Lídia Jordão (PRD)
sábado (28): Robson Magela (Cidadania)
O MG1 começa às 11h45, e durante 15 minutos os candidatos poderão responder perguntas e apresentar as propostas de seus planos de governo sobre temas importantes, como: saúde, educação, segurança, transporte público e habitação.
As entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay.
Robson Magela candidato do Cidadania à Prefeitura de Araxá foi o sexto a participar da série de entrevistas do MG1.
Michelle Pereira/TV Integração
Saúde
Magela afirmou que as tratativas para a construção do Hospital Municipal iniciaram para o levantamento de recursos e um terreno atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve ser adquirido.
“No Hospital Municipal é onde nós vamos conseguir, realmente, implantar a UTI neonatal”.
Ele também falou sobre o Samu e a novas unidades de atendimento 24 horas.
“Sabemos que a saúde é uma obra inacabável. Vindo a reeleição, vamos abrir mais uma unidade 24 horas no Bairro Boa Vista, mais uma unidade no Bairro Max Newmann. Então vamos ter quatro unidades 24 horas em Araxá, mais a UPA. Com a implantação do Samu vamos ficar bem acolhidos na saúde”.
Educação
O candidato falou que o plano para zerar a fila de vagas para crianças de 0 a 3 anos é o investimento em salas modulares, projeto implantado em outras escolas para crianças e adolescentes. Ele também falou sobre a necessidade de manutenção da qualidade da merenda.
“Hoje em Araxá nascem, aproximadamente, 1500 crianças por ano. Hoje a cidade é a segunda melhor educação de Minas Gerais sendo que quando assumi, era a 47ª. Através de um estudo que fizemos, aplicamos as salas modulares, com ar-condicionado, com mobiliário novo. Somente nelas conseguimos vagas para 400 crianças, ou seja, a fila de vagas para crianças acima dos três anos, nós já zeramos. E as salas modulares podemos trabalhar com crianças abaixo dos três anos”.
“Quando entrei na Prefeitura, a alimentação das crianças era arroz com batata e arroz com macarrão branco. Hoje, toda escola tem nutricionista, as crianças têm cinco alimentações, incluindo arroz, feijão, tutu, tropeiro, strogonoff, fruta. Fizemos a doação de material escolar, uniforme, tênis, mochila, agasalho e transporte escolar gratuito”.
Habitação
Para a área, o candidato afirmou que o objetivo é concluir o projeto de moradias populares, porém, sem doação, mas sim, proporcionando que as famílias tenham acessos aos imóveis.
Temos em Araxá muitas áreas invadidas, e as pessoas não estão ali porque querem, mas porque é o que elas têm para o momento. A Prefeitura tem que fazer o papel dela, que é cuidar das pessoas. Temos um terreno próximo ao Bairro Santa Maria, onde dá para construir 500 casas populares. Falam que perdemos o prazo, mas não perdemos o prazo de inscrição do Minha Casa, Minha Vida. Temos todos os números de protocolo, só que mudou”.
“Hoje o projeto precisa ter uma avenida de acesso, escola, posto de saúde. Faremos obras para dar acesso a esse bairro, onde vamos construir as casas populares. E temos uma parceria com um banco federal e empresas privadas, onde a Prefeitura vai poder indicar para a construtora, quais as famílias que estão em vulnerabilidade. A Prefeitura não vai dar casa, eu sempre falei isso. Vamos proporcionar que as famílias possam comprar sua casa, o seu apartamento”.
Obras públicas
Magela falou sobre várias obras grandes citadas no plano de governo, entre elas, a canalização do Córrego Grande, um conjunto viário e a construção de um elevado na Avenida João Paulo II.
“Faremos reuniões com moradores, com os empresários do entorno de onde precisamos construir o elevado. Araxá tem muitos veículos e a cidade está crescendo, então, precisamos pensar na mobilidade urbana. A canalização vem somar com a mobilidade, o elevado vem somar. Quando assumi , não tinha ligação nenhuma com Brasília e, hoje, tenho. E através dessas parcerias que conseguiremos os recursos”.
Planejamento e gestão
O candidato disse que a intenção é criar novas secretarias, desmembrando algumas áreas que estão dentro de outras.
“Por exemplo, a pasta de Desenvolvimento Econômico está ligada com o Turismo e com a Tecnologia. Eu quero desmembrar. Eu vou deixar a Economia, somente ela, vou criar a pasta de Turismo e Tecnologia, porque Araxá sempre foi uma cidade rotulada como turística e hoje estamos trazendo esse rótulo novamente com os grandes eventos”.
Proteção animal
Robson Magela afirmou, ainda, que vai manter políticas adotadas, como a parceria com associações de protetores e a castração de animais para o médio e longo prazo.
“Temos um canil, que está passando por uma reforma e ampliação. Vamos partir também para a construção de gatil. Fizemos várias ações para a causa animal, fizemos doações de rações para protetores da causa animal, roupinhas para períodos frios e continuaremos com a castração. Já castramos mais de 11 mil animais, entre cães e gatos. A parceria com os protetores vai continuar, assim como as castrações”.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias