29 de setembro de 2024

Chuva deste sábado é gerada pelo sistema de brisa terrestre; entenda o fenômeno

A brisa terrestre é um vento noturno que se forma quando o ar frio do continente sopra em direção ao oceano. Fortaleza amanheceu neste sábado com chuva.
Raíssa Câmara/Sistema Verdes Mares
As chuvas ocasionais registradas na manhã deste sábado (28) em Fortaleza foram causadas pelo sistema de brisa terrestre.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) houve “formação de áreas de instabilidade oriundas do leste do Atlântico. Elas entraram devido à atual direção dos ventos”.
A brisa terrestre é um vento noturno que se forma quando o ar frio do continente sopra em direção ao oceano. Ela é causada por diferenças de temperatura entre a terra e o mar, e está relacionada com o fenômeno de convecção, que é a transferência de calor.
Formação da brisa terrestre ocorre porque, à noite, o mar fica mais quente do que a terra. Isso faz com que o vento soprasse da terra para o mar, gerando a brisa terrestre.
Brisa terrestre é um tipo de circulação termicamente forçada que surge em quase todos os limites de costa do mundo.
Calor, umidade e ventos
A previsão do tempo para o estado aponta predomínio de tempo estável ao longo do final de semana.
Em relação à temperatura máxima, estão previstos valores entre 36 °C e 40 °C nas regiões macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. Nas demais macrorregiões valores entre 33 °C e 36 °C. Na Região Metropolitana de Fortaleza até 33 °C.
Em relação à umidade relativa do ar mínima, estão previstos valores entre 15% e 30% para o período das tardes nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões valores entre 30% e 60%.
Em relação à velocidade máxima do vento, estão previstos valores entre 40 km/h e 60 km/h para a faixa litorânea, Jaguaribana e regiões de serra.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias