29 de setembro de 2024

Cruzeiro do Sul 120 anos: desfile e apresentações artísticas embalam comemorações neste sábado (28)

Desfile está previsto para ocorrer a partir das 17h. Pelo menos 30 artistas locais devem se apresentar após o desfile. Cruzeiro do Sul comemora 120 anos com desfile cívico neste sábado (28)
Tácita Muniz/g1
Cruzeiro do Sul, a princesinha do Juruá, festeja os 120 anos de emancipação neste sábado (28) com muita festa e farinha. A programação do evento da segunda maior cidade do estado deve contar com desfile cívico que conta com a participação de mais de 70 instituições e cerca de 30 artistas locais. A programação inicia a partir das 17h.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
As comemorações também se estendem a escolas e outras instituições, que devem se apresentar para homenagear a cidade. O evento cultural com as apresentações artísticas musicais começa logo após o encerramento do desfile, que percorrerá as principais ruas da cidade.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Aldemir Maciel, foi feita uma reunião com instituições religiosas, estudantis e militares para planejar o evento, principalmente em razão das situações climáticas que o Vale do Juruá e todo o estado do Acre vive. A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas desfilem.
“Nós vimos acompanhando o clima, acompanhando o tempo, conversando sempre com a Defesa Civil, no sentido de termos uma garantia de fazer um bom desfile. É uma quantidade superior a 10 mil pessoas que estarão desfilando, são 70 instituições, as escolas de ensino médio e fundamental, as creches, instituições religiosas, então é um corpo de pessoas muito grande que vai abrilhantar e vai dar vida a esses 120 anos da nossa cidade”, frisou.
Centro Cultural em Cruzeiro do Sul
Edson Fernandes/Secom
Cruzeiro do Sul tem uma população estimada de mais de 98 mil habitantes, é um dos mais desenvolvidos do estado e o principal polo econômico e administrativo da região do Vale do Juruá, formada por cinco cidades acreanas e duas do Amazonas.
O que fazer no Juruá? g1 faz guia com alguns pontos para você conhecer na região
Saiba por que data de fundação de Cruzeiro do Sul está ligada ao fim da escravidão no Brasil
Arquitetura alemã, farinha, ladeiras e belos balneários: conheça mais sobre Cruzeiro do Sul
A sede provisória do município foi instalada em 1904 pelo coronel do Exército Gregório Thaumaturgo de Azevedo na foz do Rio Môa. Posteriormente, devido a problemas de inundações, um decreto autorizou a transferência da sede da prefeitura para uma área de terra firme, à margem esquerda do Rio Juruá, onde a cidade se desenvolveu.
Os principais atrativos turísticos da cidade são os rios e igarapés em meio à floresta preservada. Entre eles, destacam-se o Rio Môa e o Igarapé Preto com suas águas escuras e geladas.
O Balneário do Igarapé Preto é um dos cartões de visitas e está localizado bem próximo do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul.
VÍDEOS: Serra do Divisor

Mais Notícias