29 de setembro de 2024

Saiba por que Horto de Tupi e Estação de Ibicatu não integram lista de parques a serem reabertos por risco de incêndio florestal

Unidades de conservação ambiental ficariam fechadas até domingo (29) a princípio, após 1ª prorrogação, mas período foi novamente estendido até 12 de outubro por condições climáticas e riscos associados. A Fundação Florestal de São Paulo, anunciou neste domingo (1º) o fechamento emergencial de duas unidades de conservação ambiental em Piracicaba (SP).
Edijan Del Santo/EPTV
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Governo de São Paulo informou ao g1, nesta sexta-feira (2,) que fará a reabertura de 69 parques estaduais na próxima segunda-feira (30). As unidades de conservação do Horto Florestal de Tupi e da Estação Experimental de Ibicatu, em Piracicaba (SP), não integram a lista e deverão ficar fechadas até o dia 12 de outubro, pelo menos.
⛈️🌬️Áreas de chuva e vento
As Unidades de Conservação são administradas pela Fundação Florestal e estão fechadas desde o dia 1º de setembro para priorizar a prevenção e combate a incêndios durante este período crítico de seca.
Além dos parques de Piracicaba, outros 11 espaços devem permanecer fechados em Mogi Guaçu (SP), Valinhos (SP), Anhembi (SP), Jataí (SP) e Luiz Antonio (SP) na região de Franca.
“A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo e baseia-se nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais. São parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas”, afirmou a Semil em nota.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Ainda segundo a Pasta, as equipes da Fundação Florestal seguem dedicadas ao monitoramento, combate aos focos de incêndio e à sensibilização das comunidades do entorno. Até o momento, 33 pessoas foram presas pela polícia por suspeita de causarem incêndios em vegetação.
“Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes”, destaca Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.
A reabertura das demais unidades, segundo a Fundação, foi baseada nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais.
Primeira prorrogação
A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo, já tinha feito uma primeira prorrogação do fechamento emergencial de duas unidades de conservação ambiental em Piracicaba (SP) até este domingo (29).
O primeiro anúncio do fechamento emergencial das unidades foi feito no dia 1º de setembro, segundo o órgão, devido ao crescente risco de incêndios florestais no interior do estado e integra 81 unidades de conservação de São Paulo.
“Diante da persistência das condições climáticas, que favorecem a ocorrência de incêndios, tomamos a decisão de prorrogar o fechamento dos Parques Estaduais. Essa medida, embora temporária, é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos”, afirmou o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz,
O Horto Florestal de Tupi e a Estação Experimental de Ibicatu ficariam fechados, inicialmente, até dia 12 de setembro, a princípio, mas já havia previsão de que esse período pudesse ser alterado conforme condições climáticas e riscos associados.
“Nossos profissionais continuam atuando incansavelmente no combate a possíveis focos incêndios e na proteção das áreas fechadas”, completou. “Essa decisão mostrou-se muito eficaz neste período, por isso vamos estender o fechamento enquanto o cenário estiver crítico”, concluiu.
A medida busca minimizar os impactos dos incêndios florestais para concentrar esforços para garantir a preservação dos ecossistemas e a segurança de todos os envolvidos, segundo informações da Pasta.
Uma queimada atingiu uma área de mata nas proximidades do Horto de Tupi, em Piracicaba (SP), na noite do dia 10 de setembro.
Limeira
Incêndio de grandes proporções atinge Horto Florestal de Limeira
No dia 31 de agosto, um incêndio que atingiu uma parte do Horto Florestal de Limeira (SP). Até a tarde de domingo (1º), não havia previsão para os trabalhos acabarem. Ninguém ficou ferido.
Incêndio no Horto Florestal de Limeira
Defesa Civil
Segundo o órgão, a área afetada pelas chamas fica perto do Kartódromo Municipal. O fogo foi contido por equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ainda durante a noite, mas voltou. A causa do incêndio era incerta até a última atualização dessa reportagem.
Chamas voltaram a surgir no Horto Florestal de LImeira na manhã deste domingo (1º)
Defesa Civil
Piracicaba
Um incêndio de grandes proporções atingiu área próxima da “Estação Ecológica de Ibicatu”, na região de Anhumas, em Piracicaba (SP) no dia 18 de agosto, mobilizando aeronaves, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no combate as chamas. O fogo teve início perto da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), segundo informações do governo de São Paulo, e as equipes levaram mais de cinco dias para conter os focos.
Incêndio no Horto Florestal de Limeira
Defesa Civil
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias