29 de setembro de 2024

Debate de candidatos à Prefeitura de Jundiaí tem discussão ideológica e acusações de corrupção

Participaram do debate Gustavo Martinelli (UNIÃO BRASIL), Higor Codarin (PSOL), José Antônio Parimoschi (PL) e Ricardo Bocalon (PSB). Candidatos à Prefeitura de Jundiaí debarem propostas em sabatina na TV TEM
Marc
Os candidatos a prefeito de Jundiaí participaram, na noite deste sábado (28), do primeiro debate promovido pela TV TEM. A sabatina foi mediada pelo apresentador do Tem Notícias, Thiago Ariosi.
Acompanhe a cobertura completa das eleições nas regiões de Sorocaba e Jundiaí.
Receba no WhatsApp as notícias do g1 Sorocaba e Jundiaí.
Participaram do debate Gustavo Martinelli (UNIÃO BRASIL), Higor Codarin (PSOL), José Antônio Parimoschi (PL) e Ricardo Bocalon (PSB). Por falta de representatividade no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, Silas Feitosa (PRTB) não participou da sabatina.
Os candidatos discutiram, principalmente, sobre propostas para ampliar os atendimentos na rede pública de saúde e administrar de forma efetiva hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As queimadas, que devastaram áreas verdes em centenas de cidades no interior de São Paulo, e outros problemas ambientais também foram assuntos abordados durante o debate.
Durante a sabatina, os candidatos à prefeitura de Jundiaí também discutiram sobre a ampliação de acesso às escolas e creches municipais, moradia popular a famílias de baixa renda, transporte coletivo e passe livre,
O debate começou às 23h24 e durou aproximadamente duas horas, separado por quatro blocos. Saiba o que debateram os candidatos:
1º bloco
No primeiro bloco, os candidatos realizaram perguntas entre si. Conforme sorteado anteriormente entre a TV TEM e os candidatos, Bocalon fez a primeira pergunta.
O candidato do PSB questionou Parimoschi a respeito de educação e problemas enfrentados pelas famílias que não têm acesso às creches.
Seguindo a ordem sorteada, Higor Codarin questionou Martinelli possível conflito de interesses do candidato a vice, empresário ligado ao mercado imobiliário, e políticas para acesso à moradia popular.
Martinelli, seguindo a ordem, questionou Higor Codarin sobre as propostas para diminuir as filas e ampliar o atendimento na rede básica de saúde de Jundiaí.
José Antonio Parimoschi questionou Ricardo Bocalon sobre as propostas para manter as contas do Hospital São Vicente em dia.
Debate da TV TEM: veja o 1º bloco entre os candidatos à Prefeitura de Jundiaí
2º bloco
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas relacionadas a temas que foram previamente definidos. O primeiro tema sorteado pelo mediador Thiago Ariosi foi moradia.
Ricardo Bocalon, o primeiro a perguntar, questionou o candidato Parimoschi sobre a atual gestão não ter construído moradias populares nos últimos oito anos e as propostas para resolver o problema urbano e social.
O segundo tema sorteado foi meio ambiente. Higor Codarin perguntou ao candidato Gustavo Martinelli sobre o problema das queimadas que atingiram a região e questionou se as verbas repassadas à Defesa Civil foram suficientes. Propostas para diminuir os efeitos da crise climática também foram discutidas.
Com o tema sustentabilidade, José Antonio Parimoschi direcionou sua pergunta ao candidato Bocalon sobre ações sustentáveis na cidade de Jundiaí.
Gustavo Martinelli questionou ao candidato Higor, quais seriam as ações para melhorar a coleta seletiva de Jundiaí, caso eleito.
3º bloco
No terceiro bloco, os candidatos debateram temas livres. Quem iniciou a rodada foi Ricardo Bocalon. O candidato indagou os motivos que levaram Gustavo Martinelli a ter a candidatura indeferida por mau uso de dinheiro público.
Bocalon e Martinelli discutiram ainda sobre dinheiro utilizado em campanha eleitoral e os efeitos da impugnação na eleição e reviravoltas jurídicas.
Higor Codarin questionou Parimoschi sobre o negacionismo científico e diminuição da cobertura vacinal infantil em Jundiaí.
Após a pergunta, os candidatos trocaram farpas ideológicas e discutiram sobre a atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pertence ao mesmo partido de Parimoschi, no combate à pandemia da Covid-19.
Em sua vez, Parimoschi retomou o assunto sobre o indeferimento de Martinelli e meu uso do dinheiro público. O candidato replicou sobre dívidas públicas e contratos irregulares assinados por Parimoschi.
Gustavo Martinelli questionou Higor Codarin quais seriam suas ações anticorrupção na Prefeitura de Jundiaí, caso seja eleito.
4º bloco
No último bloco, os temas das perguntas foram definidos por sorteio. O primeiro assunto foi saúde.
O candidato do PL, Parimoschi, questionou Bocalon sobre demissões dos funcionários e a continuidade do hospital São Vicente e integração da saúde pública da cidade. Também foram abordados problemas com profissionais especialistas na rede e filas para cirurgias.
O segundo tema sorteado foi região metropolitana. Higor Codarin questionou Parimoschi o que motivou o aumento da passagem do transporte público acima do valor cobrado na capital paulista. A pergunta se desdobrou para outros problemas enfrentados pela região de Jundiaí.
No 4º bloco, Ricardo Bocalon questionou José Antonio Parimoschi sobre políticas públicas para diminuir estatísticas de violência contra a mulher na cidade.
Gustavo Martinelli questionou o candidato Ricardo Bocalon sobre suas propostas para incentivar o turismo em Jundiaí.
Considerações finais
Após o fim do quarto bloco, os candidatos puderam apresentar suas considerações sobre o debate das eleições. A ordem de apresentação foi definida por sorteio.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias