29 de setembro de 2024

Candidatos à prefeitura de Rio Grande discutem sobre investimentos no porto, funcionalismo e saúde em debate da RBS TV

Participaram do debate, neste sábado (28), os candidatos Daniel Borges (PL), Darlene (PT) e Fábio Branco (MDB). Debate em Rio Grande, mediado por Luiza La Rocca
Isa Severo/RBS TV
Três candidatos à Prefeitura de Rio Grande participaram, na noite deste sábado (28), de um debate promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 23h20, foi mediado pela jornalista Luiza La Rocca e também foi transmitido pelo g1.
Entre os assuntos discutidos, estavam os investimentos portuários na cidade, a qualificação do funcionalismo e melhorias necessárias na saúde.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Participaram do programa os candidatos Daniel Borges (PL), Darlene (PT) e Fábio Branco (MDB).
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
2º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
3º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
4º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
Considerações finais
Foram convidadas para participar do debate todas as coligações com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja os candidatos a prefeito e a vereador em Rio Grande
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
1º bloco
No primeiro bloco, os três candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
No primeiro bloco, a candidata Darlene perguntou a Daniel Borges sobre investimentos no interior.
Já Fábio Branco questionou a candidata Darlene sobre investimentos no setor portuário. “Precisamos unir forças pra competitividade do nosso porto. É a jóia de Rio Grande, afeta nossa competitividade”, afirmou a candidata. Assista abaixo.
Assista ao primeiro bloco do debate à prefeitura de Rio Grande
2º bloco
Já no segundo bloco, os três candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente. Os assuntos sorteados foram educação, turismo e funcionalismo público.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
Sobre educação, a candidata Darlene citou investimentos na área rural. “Precisamos melhorar a educação do campo, qualificar o transporte escolar. Precisamos rever algumas coisas que são demandas antigas de professores”.
Já Fábio Branco prometeu valorização ao funcionalismo público. “Estamos trabalhando pra valorizar nossos profissionais, na condinção da capacitação. Para que a gente possa entregar um serviço público de qualidade”, afirmou. Assista abaixo.
Assista ao segundo bloco do debate à prefeitura de Rio Grande
3º bloco
No terceiro bloco, os três candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema livre. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
O primeiro tema sorteado foi saúde. Fábio Branco, atual prefeito da cidade, defendeu realizações de sua gestão. “Hoje temos um médico em cada posto de saúde. Quando eu assumi, não tinha um médico por posto de saúde. Vamos, junto com o governo do estado, do governo federal, melhorar o atendimento, principalmente da saúde preventiva”, afirmou.
Questionada sobre educação, a candidata Darlene afirmou que vai se comprometer para pagar o piso do magistério. “Mas não podemos estar entre os 50 piores resultados do IDEB. É esta ação que eu quero implantar como gestora desse município, que se compromete com a educação de Rio Grande, que é de onde eu saí”.
Por fim, na pergunta sobre indicações políticas, Fábio Branco e Daniel Borges discutiram. Assista abaixo.
Assista ao terceiro bloco do debate à prefeitura de Rio Grande
4º bloco
No quarto e último bloco, os três candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema sorteado. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Falando sobre ações de apoio às vítimas das enchentes no município, Daniel Borges propôs envolver a comunidade no planejamento.
“Precisamos nos preocupar com as pessoas, e com o dinheiro público. Nós propomos que a gente possa trazer a sociedade civil, os jipeiros pra defesa civil, a população da colônia de pescadores, porque eles é que sofreram com os efeitos [das enchentes]”, afirmou.
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 2 minutos para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
Fábio Branco foi o primeiro a falar.
“Sou um prefeito que sempre dialogou por entender a importância de construir essa cidade junto com vocês. Eu trabalhei duro, os resultados estão acontecendo aí agora. Acabei de assinar um financiamento de R$ 400 milhões, mais de 100 ruas que vamos pavimentar”, afirmou.
Darlene falou logo em seguida.
“Me preocupo com o presente e o futuro da nossa cidade. Tô aqui à disposição porque entendo que nossa cidade merece mais. Precisamos acreditar, fazer Rio Grande, uma cidade que nos dê orgulho. Analisem as propostas colocadas, a coerência entre o que vocês escutam e o que vocês vêem na realidade”, afirmou.
E por fim, Daniel Borges concluiu o bloco.
“Acreditamos no rio grandino. Estamos aqui diante de dois candidatos que já passaram pelo governo da cidade. E os problemas são os mesmos. Não tô aqui para ser salvador da pátria. O que me falta de experiência, me sobra de vontade. Tenho vontade de fazer”, afirmou.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias