29 de setembro de 2024

Debate entre candidatos à Prefeitura de Tatuí tem ausência e troca de acusações

Participaram do debate, neste sábado (28) Eduardo Sallum (PT) e Professor Miguel (PSD); a candidata Alessandra Gonzaga (PP) desistiu de participar. Participaram do debate, mediado por Dani Borba, os candidatos Eduardo Sallum (PT) e Professor Miguel (PSD); a candidata Alessandra Gonzaga (PP) desistiu de participar.
Gabriela Almeida/g1
Os candidatos à Prefeitura de Tatuí (SP) nas eleições de 2024, Eduardo Sallum (PT) e Professor Miguel (PSD), participaram, na noite deste sábado (28), do debate promovido pela TV TEM. A candidata Alessandra Gonzaga (PP) desistiu de participar quase uma hora antes do início do debate.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O debate foi mediado pela apresentadora da TV TEM, Dani Borba, e dividido em quatro blocos de discussão: dois blocos com perguntas de temas livres e dois blocos com perguntas de temas determinados.
Candidata Alessandra Gonzaga (PP) cancelou participação no debate da TV TEM.
Jamie Rafael/TV TEM
1° bloco
No 1º bloco, de tema livre, antes de direcionarem as perguntas ao candidato presente, os candidatos direcionaram questionamentos à Alessandra Gonzaga (PP), que desistiu de comparecer.
Debate da TV TEM: veja o 1º bloco entre os candidatos à Prefeitura de Tatuí
2° bloco
No segundo bloco, os tema sorteados foram: lazer e esporte; cultura. Houve uma troca de farpas quando o candidato Professor Miguel (PSD) alfinetou Eduardo Sallum (PT), afirmando que ele precisava de uma “colinha” para responder às perguntas. Sallum rebateu em tom sarcástico dizendo que era irônico o atual prefeito falar sobre cultura.
Debate da TV TEM: veja o 2º bloco entre os candidatos à Prefeitura de Tatuí
3° bloco
No terceiro bloco, de temas livres, Eduardo Sallum (PT) iniciou perguntando sobre a merenda escolar, questionando como o adversário pretende melhorar sua qualidade e lidar com o tema. Durante o bloco, houve trocas de farpas sobre processos e a qualidade da merenda e banco de alimentos. Professor Miguel (PSD), por sua vez, questionou a experiência de Eduardo Sallum na presidência da Câmara e fez acusações sobre o uso do orçamento da Casa de Leis, o que gerou mais uma discussão entre os dois candidatos.
Debate da TV TEM: veja o 3º bloco entre os candidatos à Prefeitura de Tatuí
4º bloco
No quarto bloco, o tema sorteado foi: plano diretor. Eduardo Sallum perguntou sobre o Plano Diretor e levantou a questão da nova entrada de Tatuí, mencionando que o pontilhão demora 40 minutos para ser atravessado, além de criticar o trânsito caótico na cidade. Já para Professor Miguel, o tema foi asfalto, ele perguntou a Eduardo Sallum sobre suas propostas destacando que Tatuí enfrentou a maior chuva dos últimos 60 anos, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 50 milhões.
Debate da TV TEM: veja o 4º bloco entre os candidatos à Prefeitura de Tatuí
Candidato à prefeitura de Tatuí, Eduardo Sallum (PT), após o debate.
Gabriela Almeida/g1
Ao g1, após o debate Eduardo Sallum (PT) avaliou a experiência e parabenizou a emissora por promover a troca de ideias entre os candidatos à prefeitura de Tatuí.
“Acho que o debate foi de um bom nível. Eu fui vereador com o Miguel na Câmara, já tivemos debates na Câmara. Só que aqui ele estava mais treinadinho; na Câmara ele não se treinava tanto para falar aqui. Mas está bom, faz parte, e eu acho que conseguimos passar nossa mensagem, principalmente para Tatuí, que é que nós precisamos de mudança, e é o que o nosso povo quer hoje, a partir da eleição de 2024.”
Candidato à prefeitura de Tatuí, Professor Miguel (PSD), após o debate.
Gabriela Almeida/g1
O candidato a reeleição, Professor Miguel (PSD), também falou ao g1 e reafirmou a importância de poder compartilhar com os eleitores as ideias e propostas.
“Muitas vezes, a gente acaba saindo um pouco do prumo, porque também temos que nos defender, senão… Mas eu acho que foi bom. É uma pena ela não ter vindo, pois isso é uma questão de desrespeito com a população, muitas vezes. Acho que desrespeita a entidade que propôs isso e, principalmente, desrespeita o eleitor, que queria ver as propostas. Então, nós, que estamos em cargo público, temos que ter responsabilidade. Acho que isso é responsabilidade e respeito acima de tudo.”
Regras do debate
Dani Borba é a mediadora do debate entre os candidatos à Prefeitura de Tatuí (SP).
Gabriela Almeida/g1
O posicionamento dos candidatos no estúdio foi organizado por ordem alfabética, da esquerda para a direita da mediadora Dani Borba.
Foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Por conta disso, Rogério Milagre (PMN) não participou do debate.
As regras do debate foram elaboradas pelo Núcleo de Eleições da Globo e serão seguidas pelas afiliadas de todo o país. Elas foram assinadas pelos representantes dos partidos e não permitem ofensas pessoais ou acusações que atinjam a honra e a dignidade dos adversários.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias