29 de setembro de 2024

Em debate da EPTV, candidatos à Prefeitura de Piracicaba discutem saúde, soluções para falta d’água e regularização de favelas

Debate da EPTV contou com quatro blocos e também teve transmissão do g1, neste sábado (28). Reveja confronto de ideias. O debate promovido pela EPTV entre candidatos à Prefeitura de Piracicaba (SP), neste sábado (28), teve, entre os destaques, temas relacionadas à saúde, saneamento básico e habitação. O encontro também teve transmissão do g1.
Acompanhe a cobertura completa das eleições no g1 Piracicaba e Região
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
O confronto de ideias reuniu sete candidatos cujos partidos têm, ao menos, cinco representantes no Congresso Nacional: Alex Madureira (PL), Barjas Negri (PSDB), Edvaldo Brito (Avante), Helinho Zanatta (PSD), Luciano Almeida (PP), Paulo Campos (Podemos) e Professora Bebel (PT).
Debate com os candidatos à Prefeitura de Piracicaba na EPTV
Reprodução/EPTV
Veja todos os vídeos:
Saneamento
O saneamento teve destaque desde o primeiro bloco do debate, quando os candidatos discutiram soluções para problemas de falta d’água e perdas hídricas, com propostas de trocas de redes, construção de represa e reservatórios, revisão do contrato de parceria público-privada do esgoto e criação de nova estação de tratamento de água.
No terceiro bloco, que teve tema livre, foi discutida a necessidade de revisão do cálculo de valor da tarifa de esgoto na cidade e criticado o modelo atual, que a iguala ao valor cobrado pela água. Já na quarta etapa, com tema determinado por sorteio, foi defendida novamente auditoria no contrato de esgoto da cidade por diferentes candidatos.
Saúde
A saúde foi o centro do debate em diferentes momentos. No segundo bloco, foi defendida a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), agendamento de consultas e exames por aplicativo, construção de um hospital infantil, um novo centro de especialidades médicas e a implantação de um hospital veterinário. Também foi discutida a reabertura da Policlínica Ilumina, aumento no número de médicos e redução de filas de espera para procedimentos.
O tema voltou a debate, também, no terceiro e quarto blocos, com propostas para concentração de diferentes serviços médicos em um único prédio, ampliação de horários de postos de saúde, fim de terceirizações de UPAs da cidade, construção de centro de atendimento à mulher e zerar falta de medicamentos na rede.
Habitação
Discutida desde o primeiro bloco, a habitação também ganhou espaço relevante. Os candidatos debateram a necessidade de fornecer infraestrutura e desapropriar áreas para regularizar comunidades da cidade, implantação de novas moradias populares e doação de terrenos para construção de unidades habitacionais pela população.
No terceiro bloco, que teve tema livre, foi defendida a criação de um novo plano de habitação, preenchimento de vazios urbanos para redução do déficit habitacional e implantação de aluguel social. Também neste bloco, foi proposta a articulação da mudança do marco regulatório para ampliar a regularização de comunidades.
Reveja os 5 blocos do debate:
1º bloco
Confira o 1º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Piracicaba
2º bloco
Confira o 2º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Piracicaba
3º bloco
Confira o 3º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Piracicaba
Estrutura do debate
As regras do debate foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos. Ele foi dividido em 4 blocos:
1º bloco: perguntas com tema livre – candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
2º bloco: perguntas com tema determinado por sorteio;
3º bloco: perguntas com tema livre – candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
4º bloco: perguntas com tema determinado por sorteio e considerações finais.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias