30 de setembro de 2024

Debate para prefeito de Passo Fundo foca na geração de empregos e investimentos para atrair empresas

Participaram do debate, neste sábado (28), os candidatos Airton Dipp (PDT), Márcio Patussi (PL) e Pedro Almeida (PSD). Assista ao debate dos candidatos à prefeitura de Passo Fundo
Os candidatos à Prefeitura de Passo Fundo participaram, na noite deste sábado (28), de um debate promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 23h, foi mediado pelo jornalista Mateus Rodighero e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Participaram do programa os candidatos Airton Dipp (PDT), Márcio Patussi (PL) e Pedro Almeida (PSD). Saiba, abaixo, quem são eles.
Apresentador da RBS TV Mateus Rodighero (à dir.) e candidatos à prefeitura de Passo Fundo Airton Dipp (PDT), Pedro Almeida (PSD) e Marcio Patussi (PL)
Arthur Ruschel/RBS TV
O enfoque dos questionamentos foram a geração de empregos, capacitação da mão de obra e formas de investimento para tornar Passo Fundo mais atraente, principalmente para empresas do ramo industrial.
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
2º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
3º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
4º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
Considerações finais
Foram convidadas para participar do debate todas as coligações com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja os candidatos a prefeito e a vereador em Passo Fundo
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
1º bloco
Assista ao 1º bloco do debate dos candidatos à prefeitura de Passo Fundo
No primeiro bloco, os três candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
O primeiro a perguntar foi Pedro Almeida, atual prefeito de Passo Fundo, para Márcio Patussi. Ele questionou quais seriam as propostas do adversário para a geração de empregos.
“A geração de empregos passa pela qualificação da mão de obra. A nossa proposta é a criação de uma escola de formação que vai possibilitar isso. Também, um trabalho de aproximação com as nossas universidades, que têm projetos de qualificação”, disse Patussi.
Patussi, por sua vez, questionou Airton Dipp sobre quais eram as propostas para saúde previstas em seu plano de governo. Dipp afirmou que “saúde será prioridade” do governo.
“Meu vice é médico. Queremos reorganizar as unidades básicas de saúde para desafogar a rede. O objetivo é duplicar as estratégias saúde da família e criar unidades de pronto-atendimento”, disse Dipp.
Dipp fez pergunta a Pedro Almeida sobre habitação, questionando o atual prefeito a respeito do que fez nos últimos 12 anos para a área.
“Entregamos mais de 3 mil unidades. Com uma gestão eficiente, fomos da 9ª para a 6ª economia no estado. Temos contas em dia, salários em dia, cofre abastecido, tudo para fazermos novos investimentos, agora, como a habitação”, respondeu Almeida.
2º bloco
Assista ao 2º bloco do debate dos candidatos à prefeitura de Passo Fundo
No segundo bloco, os três candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
O primeiro tema sorteado foi habitação. Márcio Patussi questionou Airton Dipp. Os dois falaram sobre a importância que viam não só em programas habitacionais, com a construção de casas, mas na necessidade de haver investimento em pavimentação, saneamento e segurança – o que avaliavam que o governo atual havia pecado.
O segundo tema sorteado foi geração de emprego e renda. Pedro Almeida perguntou a Patussi quais eram as suas propostas para o setor.
“Nosso governo quer atrair investimentos transformando Passo Fundo em um modal para indústrias e polos logísticos, além de fazer a interlocução com entidades empresariais para qualificar a população”, respondeu Patussi.
Já Almeida disse que seu projeto para geração de emprego e renda passa por capacitar a mão de obra para dar mais oportunidade para as pessoas.
O terceiro tema sorteado foi mobilidade urbana. Dipp perguntou a Almeida quais as suas propostas para o setor, que deu enfoque no transporte público.
“Queremos um transporte público de qualidade. Com subsídio, a tarifa que seria de R$ 6,50 ficou em R$ 4,95. Pensamos em mais investimentos para obras de ciclovias, bicicletas compartilhadas, revitalização de espaços público e duplicação de perimetrais”, disse Dipp.
3º bloco
Assista ao 3º bloco do debate dos candidatos à prefeitura de Passo Fundo
No terceiro bloco, os três candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema livre. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Márcio Patussi foi o primeiro a perguntar. Ele trocou acusações com Pedro Almeida ao afirmar que a gestão do atual prefeito pecou no atendimento em saúde.
“Não vemos nenhuma ação de respeito por parte da prefeitura. Vende-se um hospital reformado, o que não é verdade. Quando chove, tem goteira”, disse Patussi.
Já Almeida disse ter “conceitos diferentes” dos de Patussi quando se trata de respeito.
“Se colocar na dor das pessoas não é usar isso em um programa de televisão para conseguir votos”, se defendeu Almeida.
Almeida questionou Dipp sobre propostas para a área da segurança. Dipp citou a integração entre as polícias estaduais e federais e a ampliação da iluminação pública.
“Construir mais escolas, mais postos de saúde, o atendimento social também diminui crimes”, argumentou.
Dipp perguntou a Patussi quais suas propostas para geração de emprego e renda, que voltou a focar no objetivo de trazer novos empreendimentos a Passo Fundo, principalmente do ramo da indústria.
4º bloco
Assista ao 4º bloco do debate dos candidatos à prefeitura de Passo Fundo
No quarto e último bloco, os três candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema sorteado. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
O tema sorteado foi transporte público. Pedro Almeida perguntou a Airton Dipp se ele concorda com a tarifa subsidiada para o transporte público.
“Se houver necessidade de subsídio, farei o projeto para isso”, respondeu, dizendo que defende a ideia da passagem integrada, reduzindo o preço para o passageiro, e elaboração de estratégias alternativas, como o incentivo do uso do transporte coletivo reduzindo a circulação de veículos de passeio pelo centro da cidade.
O segundo tema sorteado foi desenvolvimento econômico. Márcio Patussi perguntou para Dipp o que ele achava da “paralisação de Passo Fundo” na área. Os dois conversaram sobre falta de investimentos em indústrias, construção civil e incentivos para empresas de fora da cidade e que já atuam no município.
O terceiro e último tema sorteado foi educação. Dipp perguntou quais eram as propostas de Patussi, que disse ter como propostas o funcionamento de creches durante os turnos da manhã e tarde, bem como melhorias nas instituições de ensino e garantia do pagamento do piso nacional do magistério.
Quem são os candidatos
Airton Dipp, 73 anos, é engenheiro civil e tem três passagens pela prefeitura de Passo Fundo: foi eleito nos pleitos de 1988, 2004 e 2008. Também foi deputado federal em 1994 e 1998. Ainda, trabalhou como Secretário de Minas e Energia do Estado, na década de 1990.
Marcio Patussi, 45 anos, é advogado, natural de Passo Fundo e já atuou como vereador de 2013 a 2020. Formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Patussi tem mestrado em Direito Público pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Pedro Almeida, 46 anos, é natural de Passo Fundo e é o atual prefeito da cidade. Foi secretário de Cultura e de Gestão de Passo Fundo nas administrações do prefeito Luciano Azevedo, de 2013 a 2020. É formado em Administração de Empresas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias