11 de janeiro de 2025

Banco de Sangue de Itapetininga começa a funcionar em abril

Unidade será instalada na rua Jorge Ozi, 692, na área central com mais de 131 m² e estrutura necessária para os procedimentos de doação. O Posto de Coleta de Sangue será instalado à rua Jorge Ozi, 692, na área central, em um imóvel com mais de 131 m² e toda estrutura necessária para os procedimentos de doação.
Divulgação/Prefeitura de Itapetininga
O Posto Municipal de Coleta de Sangue de Itapetininga (SP) começa a funcionar em abril. Por decisão unânime do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de Botucatu, o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Itapetininga e a Unesp para a instalação do posto foi aprovado no último dia 18.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica marca a última etapa necessária para a entrega em definitivo do novo serviço de saúde municipal, prevista para o início do mês de abril.
A unidade será instalada à rua Jorge Ozi, 692, na área central, em um imóvel com mais de 131 m² e toda estrutura necessária para os procedimentos de doação.
A reunião, realizada no prédio da Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu, contou com a participação do chefe do Executivo, do diretor Presidente da Faculdade de Medicina e Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza e do diretor vice-Presidente da Faculdade de Medicina, Dr. Pedro Lourenção, além dos demais integrantes do Conselho.
Com a finalização desta etapa, o município está liberado tecnicamente para operar o Posto de Coleta de Sangue.
Posto de Coleta de Sangue em Itapetininga
O Posto Municipal de Coleta de Sangue, iniciativa inédita em Itapetininga, é resultado do 3º Leilão Solidário, realizado durante a 50ª Expoagro. Na ocasião, graças aos lances alcançados nos arremates do mais diversos itens, foram arrecadados R$ 236,5 mil para a compra dos equipamentos necessários ao local.
Durante todo o processo de implantação do novo serviço foram realizadas inúmeras visitas das equipes técnicas do Hemonúcleo da UNESP de Botucatu para inspeção e, posterior, parecer favorável na instalação.
É importante destacar que a gestão pública municipal obedeceu rigorosamente a todos os trâmites exigidos por Lei para a instalação, aquisição de equipamentos e operacionalização do Posto de Coleta de Sangue, de acordo com a complexidade que o processo demandou.
Os equipamentos para o Posto de Coleta de Sangue foram adquiridos por meio de processo licitatório, com a aplicação de recursos feita de forma transparente e com total lisura. Ao todo foram adquiridos mais de 30 itens destinados ao projeto em um investimento que superou o valor arrecadado.
O município também já contratou, por meio do último concurso público, os profissionais que atuarão no Posto de Coleta de Sangue, os quais irão receber a capacitação técnica exigida pela complexidade do serviço diretamente na UNESP de Botucatu.
Para assegurar maior comodidade aos doadores de sangue e um acesso rápido e ágil para fazer sua doação, o Posto de Coleta de Sangue será instalado à rua Jorge Ozi, 692, na área central, em um imóvel com mais de 131 m² e toda estrutura necessária para os procedimentos de doação.
Após a inauguração do Posto de Coleta de Sangue será iniciado o cadastramento para os futuros doadores.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias