30 de setembro de 2024

Festival Timbre confirma atrações de domingo após suspensão no dia anterior causada pela chuva em Uberlândia

A informação foi confirmada pela organização do festival nas redes sociais. Os ingressos adquiridos para o sábado (28) serão válidos para o domingo, assim como as fichas de alimentação e bebidas. Apresentação de hip hop no Palco Sesc do Festival Timbre no sábado (28)
Evelyn Gonçalves/Divulgação
Após ser cancelado no sábado (28) devido à tempestade que atingiu Uberlândia, o Festival Timbre confirmou a programação do domingo (29). Previsto para contar com os shows de Djonga, Letrux, Marina Sena, Marcelo Falcão e Seu Jorge, o primeiro dia do evento foi suspenso por questões de segurança.
Segundo a organização, não houve tempo hábil para que a equipe averiguasse toda a estrutura e seguir com o evento no sábado. No entanto, desde o fim da tempestade, todo o espaço e infraestrutura foi avaliada, sendo constatado que não houve nenhum comprometimento e, assim, o evento segue confirmado para o domingo com a programação normal. Veja abaixo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Ingressos
De acordo com o Festival Timbre, os ingressos adquiridos para o sábado serão válidos para o domingo. As fichas de alimentação e bebidas adquiridas antes da tempestade também valerão para o domingo.
Caso não possa comparecer, a pessoa pode realizar uma nova transferência do ingresso para outra pessoa. Conforme a organização, caso a transferência não seja feita, novas informações serão divulgadas até a próxima semana, após alinhamento com autoridades e órgãos competentes.
Atrações
Palco Sesc Hip Hop
Se apresentam no palco: Dj Lidi Luz, Grupo DCJ + Studio Ascendance, Dj J.Maurin + Casas Ballroom, Batalha de Rimas, DMG, Dj Kong + Evolution King’s Crew, Thug Farm, Sertão da Farinha Podre e Dj Xuxu Rocha.
Palco Festival Timbre
No palco principal, se apresentam: Carolino, Rockão, Bia Nogueira, Banda Uó, Lamparina, Black Alien e Detonautas.
Tempestade
O dia começou quente na cidade, com termômetros na casa dos 38 °C por volta das 12h30. Às 14h28, a Defesa Civil emitiu um alerta de tempestade com raios e rajadas de vento ocasionais para as horas seguintes para os municípios de Araguari, Tupaciguara, Nova Ponte, Perdizes, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia.
Quase 20 minutos depois, às 14h47 a Defesa Civil emitiu novo alerta de chuva moderada em setores da zona rural. Ainda durante a tarde, alerta de chuva foi elevado para o vermelho.
De acordo com a Prefeitura, o relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apontou que a chuva começou por volta das 16h. O Centro e alguns bairros das regiões Leste e Sul foram os locais com maiores precipitações, com registro acima dos 50 milímetros em duas horas. Também houve registro de rajadas de vento acima dos 70km/h no setor Sul. Granizo também foi registrado em vários pontos da cidade.
Granizo Bairro Saraiva Uberlândia tempestade
Jeruza Alves/Reprodução
Alagamentos
A Avenida Rondon Pacheco ficou alagada devido as fortes chuvas que atingiram a cidade. Em imagens registradas por que estavam na região é possível ver que a via foi tomada pela água que, inclusive, jorrou de bueiros em alguns pontos. Veja o vídeo abaixo.
Avenida Rondon Pacheco fica alagada durante tempestade em Uberlândia
Devido aos impactos, o trânsito na avenida ficou comprometido em parte da tarde e no início da noite. Contudo, foi totalmente liberado no início da noite.
Segundo informações apuradas pela TV Integração, carros e pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatados pela Defesa Civil. Equipes da Prefeitura fizeram a limpeza da via ainda no sábado.
Por que a Rondon alaga com tanto e o que pode ser feito para resolver o problema?
Tempestade em Uberlândia causa alagamentos, suspensão de festival, desabamento de ginásio e deixa bairros sem energia; veja vídeos
Além da Rondon Pacheco, a Avenida Geraldo Abrão, atrás do Camaru, também está interditada devido à água que acumulou.
No Residencial Gramado, o Córrego do Lobo transbordou e um homem ficou ilhado no teto de um carro. Segundo o Corpo de Bombeiros, a água quase atingiu o teto do veículo, mas o homem foi resgatado sem ferimentos.
Carro fica soterrado no Residencial Gramado e passageiros precisam ser resgatados
Vendaval
Os fortes ventos que atingiram a cidade derrubaram árvores. Os bairros Saraiva, Planalto, Morumbi e parte do Santa Mônica e Jardim Karaíba também tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.
Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a tempestade acompanhada de ventos de até 60 km/h e quase 600 descargas atmosféricas registradas provocaram falta de energia em vários bairros. Segundo a Cemig, equipes fizeram trabalhos de reparo para o restabelecimento do sistema elétrico.
O g1 solicitou atualização da situação do fornecimento de energia e aguarda retorno.
No Jardim Inconfidência, as coberturas de garagem de um condomínio foram destruídas. No mesmo local, a janela de um apartamento foi quebrada pela força do vento.
Na Avenida Carlito Cordeiro, outdoor foram derrubados, assim como a grade um hipermercado. Na mesma via, um contêiner tombou.
A moradora fazia um vídeo registrando a chuva quando a janela quebrou.
Moradora grava momento em que vidro de janela é quebrado por força do vento em Uberlândia
No Praia Clube, parte do teto do ginásio poliesportivo caiu e a área foi isolada. Em nota, o Clube informou que não houve vítimas e atua para proteger os associados e colaboradores
“O Praia Clube informa que, desde o início da forte tempestade deste sábado (28), atuou para proteger todos os seus associados e colaboradores. Apesar de graves danos estruturais, não houve vítimas.
O clube sempre seguirá seu compromisso de priorizar a segurança de todos os seus frequentadores.”
Telhado da Arena Dentil tem partes arrancadas pelo vento
O que disse a Prefeitura
A Prefeitura de Uberlândia informou que se mobilizou, desde o fim da tarde para garantir a normalização das vias depois da forte chuva que atingiu a cidade. Equipes das secretarias de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae), deram suporte à Defesa Civil e demais forças de segurança na orientação de trânsito, limpeza de bueiros e retiradas de árvores e galhos caídos.
De acordo com a Prefeitura, o Centro e alguns bairros das regiões Leste e Sul foram os locais com maiores precipitações, com registro acima dos 50 milímetros em duas horas. Também houve registro de rajadas de vento acima dos 70km/h no setor Sul.
Os pontos mais críticos foram priorizados, especialmente aqueles que sofreram alagamentos. Os trabalhos também ocorreram em toda extensão da Avenida Rondon Pacheco para limpar e liberar a via. Não houve dano estrutural na avenida.
A Defesa Civil contabilizou quedas de árvores em ao menos 14 pontos da cidade.
Orientações
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em caso de rajadas de vento, a instrução é para que não se abrigue debaixo de árvores, por conta do leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
É recomendado também evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em casos de emergências, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo telefone 199.
Tempestade em Uberlândia causa estragos neste sábado (28)
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias